Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Empresário da moda: conheça seis perfis de consumidores 

Data: 11/09/2008

 
 
Por que é recomendado aos empreendedores do setor? Porque o trabalho classificou os consumidores em seis perfis. Entendendo-os melhor, é possível atrair e fidelizar a clientela.

Conheça os perfis de consumo
Os seis perfis de consumo, descritos no caderno, foram definidos de acordo com a forma como as pessoas se relacionam com o meio de consumo. Estão divididos em três conceitos: realista, mítico e criativo, conforme explicação da Agência Sebrae. Cada um deles, por sua vez, é subdividido em dois perfis.

Conheça os perfis:
  • Realista pragmático: diz respeito àquele consumidor objetivo, que não gosta de perder tempo. Se possível, compra pela internet, é centrado nele mesmo, mas não é fútil, e causa impacto por onde passa. Só compra o que precisa e não acompanha modismos. Tecidos inteligentes, formas práticas funcionais, suficientes e cores urbanas (cinzas, ácidas e intensas) são indicados para esse perfil de consumo;
     
  • Realista prospectivo: é semelhante ao anterior, porém se preocupa com o coletivo. É ligado na situação mundial, sabe tudo o que faz ou planeja e envolve todos ao seu redor. Interessa-se por produtos com tecnologia limpa, valoriza trabalhos feitos manualmente ou com ferramentas. Para agradá-lo, as roupas precisam ser múltiplas e inteligentes, além de ter funcionalidade e ser feitas com tecidos sustentáveis (orgânicos, não-poluentes e reaproveitáveis). Cores ligadas à natureza (bege, laranja e marrom), preto e branco integram sua cartela de tons. A atriz Angelina Jolie e a empresária Viviane Senna são citadas como exemplo de consumidores deste tipo;
     
  • Mítico instrumental: refere-se às pessoas abstratas e sensoriais, ligadas à fé, à religião e à espiritualidade. Costumam ser supersticiosas. Este consumidor utiliza símbolos e mitologias para se vestir, decorar a casa e ao escolher presentes. Seu senso estético inclui subjetividade individual, desafiando padrões pré-estabelecidos. Social, sempre faz parte de uma tribo. As formas de suas roupas vão desde o estilo feminino das atrizes de cinema dos anos 50 até o despojamento grunge da década de 90, misturando proporções e volumes assimétricos. Cores que remetem aos antigos cabarés e teatros, com intensos contrastes são o forte. Rita Lee e Regina Casé são ícones deste perfil;
     
  • Mítico sensorial: não precisa de símbolos, é introspectivo e racional. Independente de símbolos, este consumidor sabe o que quer usar no dia-a-dia. É um cliente mais exigente, procura roupas simples e de alta qualidade. Importa-se com as matérias-primas, textura e conforto dos tecidos. Seu charme é caracterizado por códigos clássicos. Devido à rica bagagem, o mítico sensorial imprime sutilmente a forma bem-humorada e politizada com que percebe o mundo em sua imagem. As formas das roupas devem permitir o uso múltiplo e transformável, inteligente e versátil. Os tons são fortes e intensos ou claros e pastéis. Efeito furta-cor e transparências representam o aspecto indecifrável e leve da personalidade do mítico sensorial;
     
  • Criativo engenhoso: consumidores criativos procuram produtos que os tornem únicos. Geralmente, são designers e artistas, que buscam solução para os problemas por meio do talento, construindo propostas e obras. Consegue estabelecer harmonia entre inovação e refinamento, a partir de novas formas e proporções. Esse consumidor agrega estética à funcionalidade e está muito ligado à dimensão social. Busca autopurificação e proteção. Formas orgânicas e epidérmicas, que traduzem equilíbrio entre tecnologia e ambiente, o atraem. As cores branca, claras e neutras, contrastadas com tons vivos e sombreados, formam sua cartela de tons;
     
  • Criativo imaginativo: ele é sonhador e precisa extravasar sua imaginação. Não se preocupa com a funcionalidade nem com o social. É dramático, fantasioso, possui alma barroca. Individualista, atua no campo do imaginário. A cartela de tons é composta por cores claras, vibrantes e contrastantes. O ícone deste perfil é o artesão Estevão da Silva Conceição.


 
Referência: -
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :