Negócios / Empreendedorismo - Empresário da moda: conheça seis perfis de consumidores
Por que é recomendado aos empreendedores do setor? Porque o trabalho classificou
os consumidores em seis perfis. Entendendo-os melhor, é possível atrair e
fidelizar a clientela.
Conheça os perfis de consumo
Os seis perfis de consumo, descritos no caderno, foram definidos de acordo com a
forma como as pessoas se relacionam com o meio de consumo. Estão divididos em
três conceitos: realista, mítico e criativo, conforme explicação da Agência
Sebrae. Cada um deles, por sua vez, é subdividido em dois perfis.
Conheça os perfis:
- Realista pragmático: diz respeito àquele consumidor objetivo, que
não gosta de perder tempo. Se possível, compra pela internet, é centrado
nele mesmo, mas não é fútil, e causa impacto por onde passa. Só compra o que
precisa e não acompanha modismos. Tecidos inteligentes, formas práticas
funcionais, suficientes e cores urbanas (cinzas, ácidas e intensas) são
indicados para esse perfil de consumo;
- Realista prospectivo: é semelhante ao anterior, porém se preocupa
com o coletivo. É ligado na situação mundial, sabe tudo o que faz ou planeja
e envolve todos ao seu redor. Interessa-se por produtos com tecnologia
limpa, valoriza trabalhos feitos manualmente ou com ferramentas. Para
agradá-lo, as roupas precisam ser múltiplas e inteligentes, além de ter
funcionalidade e ser feitas com tecidos sustentáveis (orgânicos,
não-poluentes e reaproveitáveis). Cores ligadas à natureza (bege, laranja e
marrom), preto e branco integram sua cartela de tons. A atriz Angelina Jolie
e a empresária Viviane Senna são citadas como exemplo de consumidores deste
tipo;
- Mítico instrumental: refere-se às pessoas abstratas e sensoriais,
ligadas à fé, à religião e à espiritualidade. Costumam ser supersticiosas.
Este consumidor utiliza símbolos e mitologias para se vestir, decorar a casa
e ao escolher presentes. Seu senso estético inclui subjetividade individual,
desafiando padrões pré-estabelecidos. Social, sempre faz parte de uma tribo.
As formas de suas roupas vão desde o estilo feminino das atrizes de cinema
dos anos 50 até o despojamento grunge da década de 90, misturando proporções
e volumes assimétricos. Cores que remetem aos antigos cabarés e teatros, com
intensos contrastes são o forte. Rita Lee e Regina Casé são ícones deste
perfil;
- Mítico sensorial: não precisa de símbolos, é introspectivo e
racional. Independente de símbolos, este consumidor sabe o que quer usar no
dia-a-dia. É um cliente mais exigente, procura roupas simples e de alta
qualidade. Importa-se com as matérias-primas, textura e conforto dos
tecidos. Seu charme é caracterizado por códigos clássicos. Devido à rica
bagagem, o mítico sensorial imprime sutilmente a forma bem-humorada e
politizada com que percebe o mundo em sua imagem. As formas das roupas devem
permitir o uso múltiplo e transformável, inteligente e versátil. Os tons são
fortes e intensos ou claros e pastéis. Efeito furta-cor e transparências
representam o aspecto indecifrável e leve da personalidade do mítico
sensorial;
- Criativo engenhoso: consumidores criativos procuram produtos que
os tornem únicos. Geralmente, são designers e artistas, que buscam solução
para os problemas por meio do talento, construindo propostas e obras.
Consegue estabelecer harmonia entre inovação e refinamento, a partir de
novas formas e proporções. Esse consumidor agrega estética à funcionalidade
e está muito ligado à dimensão social. Busca autopurificação e proteção.
Formas orgânicas e epidérmicas, que traduzem equilíbrio entre tecnologia e
ambiente, o atraem. As cores branca, claras e neutras, contrastadas com tons
vivos e sombreados, formam sua cartela de tons;
- Criativo imaginativo: ele é sonhador e precisa extravasar sua
imaginação. Não se preocupa com a funcionalidade nem com o social. É
dramático, fantasioso, possui alma barroca. Individualista, atua no campo do
imaginário. A cartela de tons é composta por cores claras, vibrantes e
contrastantes. O ícone deste perfil é o artesão Estevão da Silva Conceição.
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