Carreira / Emprego - Novos ambientes de trabalho, novos modelos de comunicação
As organizações que não possuem um sistema inteligente de comunicação
apresentam efeitos contraproducentes, pois a equipe de trabalho interpretará as
mudanças como problemas.
A comunicação utilizada nas mudanças organizacionais tem características
abrangentes e pode ser definida como o uso de toda ferramenta de comunicação em
seu aspecto verbal e não verbal que a empresa utiliza para participar aos
funcionários suas mudanças organizacionais - ferramentas como quadros, cartazes,
faixas, vídeos, treinamentos, mudança visual nas instalações, nos fluxos, nos
níveis hierárquicos, nas estratégias e modelos de liderança, entre outros.
Os meios de comunicação organizacional podem auxiliar no processo de implantação
de novas tecnologias, quando utilizados de forma coerente com a realidade que
ocorre dentro da organização, e com isto podem colaborar com a amenização dos
impactos que estas mudanças geram.
Implantar tecnologias requer concomitantemente mudança de comportamento daqueles
que operacionalizam essas tecnologias. A modificação das atitudes em relação ao
trabalho pode ser estabelecida de forma gerenciada e deve levar as organizações
a desenvolverem um suporte ao impacto da aquisição de novas tecnologias. Neste
aspecto, a comunicação pode exercer um papel de mediador nas inter-relações
deste processo.
Através dos processos de mudanças que ocorrem nas empresas, podemos avaliar o
impacto nos trabalhadores, pois os comportamentos são reflexos das estratégias
organizacionais.
A ansiedade, por exemplo, pode surgir diante da possibilidade de perda do
emprego, da frustração para com a empresa e com relação a suas metas próprias.
Ambientes organizacionais que não são geridos adequadamente apresentam uma
grande quantidade de trabalhadores insatisfeitos.
Embora a última década do século passado tenha sido marcadamente caracterizada
pela aquisição de novas tecnologias, apenas as empresas mais proativas
conseguiram gerenciar suas equipes de trabalho para não perderem qualidade e
produtividade. Proatividade entendida aqui como a capacidade de ir além das
tendências nacionais, buscando novas formas de gestão de pessoas mediante um
benchmarking internacional de recursos humanos.
Uma das estratégias utilizadas por empresas proativas está no gerenciamento da
comunicação nos processos de aquisição de novas tecnologias. Os resultados são
freqüentemente positivos principalmente quando há o reconhecimento da
dependência do estudo da cultura e do clima interno da organização.
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