Negócios / Empreendedorismo - Avaliação de desempenho - Qual o momento de utilizar a de 360 graus? Agora é hora?
Tenho percebido constantemente esta dúvida, mas vale a pena buscar uma
fundamentação que poderá ajudar - lhe na decisão. Ela constitui a consolidação
das observações e análises do avaliador sobre o desempenho do funcionário
avaliado, levando em conta o comportamento expresso em termos técnico e
comportamental. Possibilita identificar a performance dos colaboradores dentro
de padrões e critérios de desempenho estabelecidos, considerando os valores
culturais predominantes na empresa. Obviamente tudo isso com um único objetivo
melhoria da performance da empresa no mercado em que está inserida. Visa
basicamente avaliar comportamento atual e passado preparando para o futuro.
Seus objetivos:
- Estabelecer, de maneira clara, o que é esperado de cada colaborador, com
base na descrição e análise do cargo que ocupa.
- Dotar o colaborador de um esquema de acompanhamento e aconselhamento,
onde terá oportunidade de conhecer seus pontos fortes e fracos, reforçando
seu bom desempenho e procurando corrigir suas deficiências. o Elaborar
planos de ação para colaboradores que apresentem desempenho insatisfatório.
- Estabelece metas e novas conquistas com base nos objetivos
organizacionais.
- Detectar os colaboradores que estão desenquadrados em suas funções, e
que necessidade de readaptação e ou transferência.
- Indicar necessidades de treinamento e ou aperfeiçoamento em determinadas
áreas do seu trabalho.
- Finalizando com uma remuneração compatível com o desempenho.
- FOCO
- Adaptação no cargo
- Melhoria no desempenho
- Comunicação chefia/colaborador
O que percebemos nas empresas em geral:
- Definem os comportamentos esperados em alguns casos misturando
competência desempenho com fator de produtividade.
- Desenvolvem um formulário que poderá ser aplicado on line.
- Encaminham o material para as chefias realizarem a avaliação.
- Recebem preenchidos conforme data prevista.
- E começam a perceber discrepância entre o resultado da avaliação e o
desempenho propriamente dito.
- Contratam Consultores para os programas de treinamento. Podemos perceber
que o processo começou parcialmente correto, mas esqueceram de uma etapa do
processo que é fundamental o treinamento de dar e receber feedback, sem ele
tudo vai por água a baixo, pois o fator subjetivo da avaliação não foi
trabalhado.
Nesse processo normalmente definimos:
- Competências críticas que a empresa busca ser reconhecida.
- Competências técnicas, comportamentais e estratégicas necessárias.
- Competências humanas de cada área.
- Estabelecemos régua de medição do desempenho.
- Definição das competências essenciais e complementares.
- Formatamos formulários com todos os envolvidos.
- Treinamento de “Dar e receber feedback”.
- Acompanhamento.
- Tabulação considerando dados quantitativos e qualitativos. o
Estabelecimento do Plano de ação.
- Coaching. Agora e a avaliação 360 graus? Consiste em um método que
consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores, através de uma rede de
feedback envolvendo as pessoas que fazem parte do seu círculo de atuação,
possibilitando a visão da sua performance sob diferentes ângulos (visão dos
superiores, pares, subordinados, clientes e fornecedores).
Vantagens:
- Possibilita resultados mais confiáveis e isentos de influências pessoais;
- Possibilita a visão da performance do avaliado sob diferentes ângulos;
- Promove maior aceitação, pois os colaboradores percebem como um processo mais
justo e confiável;
- Possibilita um maior controle da coerência do avaliador nos diferentes
pareceres que emite;
Para isso é necessário:
- Elaboração mais clara da análise e prática na descrição de competências;
- Comunicação assertiva das competências a serem avaliadas;
- Base de dados informatizada que viabilize o processo e garanta o sigilo das
informações;
- A aplicação envolvendo muitas pessoas, por isso é preciso um envolvimento,
grupal maior e mais rápido e com maior comprometimento.
- Administrar conflitos principalmente se as pessoas não estiverem preparadas
para o processo, pois passar por avaliação dá frio na coluna, por mais que as
pessoas digam o contrário.
- Desenvolver a estratégia de apuração dos resultados, pois ela é mais complexa;
- Apresentar gráficos / relatórios para o feedback do colaborador. Agora eu
pergunto para você:
- A empresa em que trabalha está à madura para um processo de avaliação nesta
complexidade?
- Como está a maturidade das chefias e subordinados para um processo 360 graus?
- Será que não vale a pena começarmos pelo modelo tradicional, buscando uma
maior complexidade?
- Será que não vale a pena sair do modismo e praticar a avaliação de desempenho
com maior segurança favorecendo atingir os objetivos a que se propõe? Tenho
percebido que a grande maioria das empresas não responde satisfatoriamente as
questões acima e muitas vezes somos chamados para consertar e não para implantar
como manda o figurino. Pense nisso e vamos conversando.
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