Você é um gerente de vendas e coordena uma equipe de duas dúzias de
vendedores espalhados pelo país inteiro. Sua empresa está lançando um novo
produto que terá forte impacto sobre sua estratégia nos meses vindouros. É
essencial que sua equipe de vendas compreenda as nuanças do novo produto, bem
como a maneira pela qual ele se encaixa na estratégia da empresa. Cabe a você
difundir essa mensagem, e rápido.
Ou, você faz parte da equipe do presidente de sua empresa, e precisa se
comunicar com centenas de pessoas. É preciso achar um modo de se comunicar com
essa audiência dispersa, mas você não quer tirá-los de seus lugares de trabalho
ou pagar as despesas que uma grande reunião acarretaria.
São situações comuns no mundo dos negócios atual, já que a comunicação rápida
e eficiente se tornou imperativa para o sucesso. No passado, essas tarefas eram
realizadas por meio de tecnologia complicada, mas os líderes de negócios
modernos podem usar recursos de audioconferência na Web e seminários a fim de
manter o contato com suas equipes.
Eventos de áudio realizados via Internet, como conferências e seminários,
oferecem um método simples e conveniente de reunir pessoas. Quer você precise
organizar um desses eventos de improviso, quer tenha semanas para planejá-lo, é
preciso que compreenda alguns parâmetros importantes para garantir o sucesso
nessa tarefa. Planejar é essencial para o sucesso de uma audioconferência via
Web, da mesma forma que para qualquer outro encontro ou evento.
É preciso pensar em questões como definir os participantes - quantas pessoas,
e em quantos lugares? Que plataformas tecnológicas estão em uso? Você terá
também de considerar a duração do evento e, evidentemente o seu orçamento.
Neste artigo, discutiremos o planejamento de eventos de negócios em áudio via
Web, como conferências e seminários. Estudaremos as questões envolvidas e
ofereceremos alguns exemplos de empresas de tecnologia que fornecem recursos
para eventos em áudio na Web.
Planejando um evento em áudio na Internet
Vamos estudar alguns dos pontos que você terá de levar em consideração ao
planejar uma audioconferência via Web, usando um dos exemplos mencionados
anteriormente, aquele no qual você é ó líder de uma equipe de vendas espalhada
por todo o país.
Nesse caso, é necessário informar ao pessoal sobre a situação de um novo
projeto. Isso significa que será preciso falar a eles e permitir que façam
perguntas, por meios sonoros, ou seja, telefone ou um microfone conectado ao
computador, ou por e-mail. Você estima que precisará de cerca de uma hora para
realizar a tarefa, mas conhece seu pessoal. Dada a importância do produto que
está sendo lançado, deseja garantir que eles estejam plenamente informados. Ao
procurar quem forneça a infra-estrutura para a audioconferência via Web, você
precisa incluir certa flexibilidade quanto à duração do evento.
Também é necessário levar em consideração a plataforma de tecnologia usada
por sua equipe. Alguns desses funcionários trabalham em filiais, nas quais
empregam os computadores padronizados da empresa. Mas alguns trabalham em casa,
e é preciso garantir que não sejam excluídos por incompatibilidade técnica. Além
disso, alguns deles empregam apenas tecnologia sem fio, como organizadores
pessoais ou aparelhos BlackBerry.
Essas questões todas precisam se enquadrar ao orçamento de que você dispõem
para esse tipo de evento. Você consegue se arranjar com recursos mínimos ou
precisará de alguns serviços adicionais? Melhor pagar pelo serviço em base de
caso a caso ou você realizará esse tipo de evento com freqüência suficiente para
justificar uma assinatura anual? Depois de fazer algumas pesquisas, você decide
que recursos modestos serão suficientes, mas ainda assim desejaria saber o
quanto poderia custar a realização de uma série de conferências como essa. Caso
o primeiro evento funcione bem, você poderia economizar seu tempo e o de seu
pessoal, e economizar os custos de viagem em que a companhia incorre ao enviar
pessoal a reuniões em outras cidades.
Depois de pesquisar na Web, você descobre pelo menos uma dúzia de empresas
com ofertas promissoras de serviços de audioconferência.
Na próxima página, falaremos sobre o uso desses fornecedores de serviços de
áudio.
Usando um fornecedor externo
As práticas dos fornecedores desses serviços variam muito, mas para a maioria
deles o processo de montar e realizar uma audioconferência via Web é bastante
simples. Os serviços que oferecem permitem que você baixe software de interface
que o orienta quanto ao processo de montagem de uma audioconferência de negócios
online. Essas interfaces oferecem métodos diversos de agendamento, como
programas de mensagens instantâneas, e-mail ou o programa de agenda da rede de
sua empresa.
Usualmente, você precisa se registrar no site do fornecedor e criar uma
conta, fornecendo algumas informações biográficas e selecionando uma senha ou
código de acesso.
Alguns dos fornecedores começam oferecendo um número de telefone de discagem
gratuita e uma senha que servirá à reunião em questão. O fornecedor permite que
você envie essa informação a todos os participantes da conferência ou seminário
online, acompanhada pela data e horário do evento. Os participantes usam seus
computadores para discar na hora devida. Os usuários de sistemas sem fio podem
operar da mesma maneira, utilizando sua conexão Wi-Fi para acesso ao site da
Web, no qual podem fornecer o código de conexão.
Muitas vezes a empresa que fornece o serviço permite que o organizador do
evento se registre em área separada, como "moderador". O moderador pode incluir
outros participantes e dirige o evento por meio de uma interface online.
Assim que todos os participantes estiverem conectados, é possível começar seu
evento de áudio. Diversas interfaces com a Web permitem que cada participante
ajuste o volume de som ou grave o evento.
As empresas que oferecem serviços de audioconferência muitas vezes oferecem
atualizações simples e de custo acessível, como videoconferência, hospedagem de
documentos compartilhados ou apresentações em computadores. Algumas permitem o
uso de sistemas de mensagens instantâneas para conversações separadas entre
participantes, caso necessário.
Porque você imaginou que a reunião estouraria o horário, optou por um pacote
de duração flexível. A equipe pode usar o serviço pelo tempo que for necessário,
a um preço fixo. A maior parte dos fornecedores oferece assinaturas mensais e
anuais, além de taxas para uso único. Os custos variam de US$ 50 ao mês a US$
500 ao ano. Outros fornecedores cobram por minuto. Há tarifas diferenciadas para
números distintos de participantes, conjuntos de eventos, e outras opções. Cabe
a você escolher o pacote que o atenda melhor.
A maior parte dos fornecedores permitem que os clientes administrem suas
contas online, com acesso à sua fatura atual e outras informações. Os termos do
pacote podem ser modificados dessa forma. A administração de contas online
também permite que os usuários marquem eventos em áudio na Internet ou os
iniciem sem aviso prévio.
Empresas que conduzem seminários online, conhecidos como Webinars,
muitas vezes requerem que o cliente que atua como moderador baixe software em
seus sites. O software permite que o moderador empregue diferentes recursos
interativos. Os seminários na Web reúnem pessoas em locais dispersos e podem
incluir áudio e outros recursos, como apresentações em PowerPoint, outros
documentos e recursos gráficos.
Algumas empresas oferecem software com recursos de planejamento, que ensina
passo a passo ao cliente como criar um evento em áudio ou Webinar.
A realização de eventos em áudio na Web deve continuar a ser uma atividade
importante no mundo dos negócios. Os avanços na tecnologia de comunicação sem
fio vão tornar possível a realização de reuniões de negócios em praticamente
qualquer lugar. À medida que a banda disponível crescer, porém, é provável que
as empresas optem por recursos adicionais para suas audioconferências via Web,
como videoconferências ou recursos que facilitem ou barateiem as trocas de
documentos e outros arquivos. As audioconferências de negócios via Internet
continuarão a ser um dos pilares do lugar de trabalho virtual que está
emergindo.