Personalização. Esta é a palavra de ordem quando se fala de currículos. Na
internet ou no papel, é possível imprimir o seu estilo pessoal ao documento,
sabendo destacar seus pontos fortes, palavras-chave que saltam aos olhos do
selecionador e destacando seu real interesse em fazer parte de determinada
empresa.
Pelo mesmo motivo que você não comparece à entrevista mal vestido ou sem
tomar banho, deve se preocupar com a apresentação do seu currículo: é a sua
imagem que está em jogo. “O currículo não é um contrato de trabalho, por isso
não se colocam números de documentos, data ou assinatura. Pelo contrário, é você
quem está se apresentando, e você é totalmente responsável pelas informações.
Cada currículo é individual e pode ser personalizado porque ninguém é igual a
ninguém”, afirma Rosângela Casseano, psicóloga especialista em coaching e
aconselhamento profissional.
De acordo com Edson Rodriguez, sócio-diretor da consultoria Thomas
International, todo profissional que está em busca de emprego deveria adequar
seu currículo à vaga pretendida. “Acho errado imprimir centenas de currículos e
distribuir pelas empresas. O ideal é falar para cada empresa exatamente o que
ela quer ouvir”. Ele explica que quem receberá seu currículo provavelmente será
o departamento de RH da organização, que geralmente não tem muito tempo a
perder, e quer logo um indicativo de que você tem potencial para ocupar a vaga,
de preferência nas primeiras linhas.
Por isso, Edson aconselha que você use e abuse de palavras-chave, para chamar
a atenção do selecionador e fazê-lo optar pelo seu currículo, ou mesmo guardá-lo
para uma futura oportunidade. Você pode começar logo no objetivo profissional,
que vem abaixo dos dados pessoais. Por exemplo, se você é um analista de
sistemas com experiência em Java, ressalte isso. Pode ser que você seja
selecionado no lugar de outro currículo que contenha no objetivo apenas a
descrição “Analista de sistemas”.
O currículo deve ressaltar os seus pontos fortes, mas sem parecer
"exibicionista". Para Cecília Pinaffi, diretora da Mussi Consultores, o
currículo é a embalagem do produto, no caso você, que está se disponibilizando
para o mercado. Você precisa criar o interesse, fazer com que o selecionador
queira obter este produto. Mas ela alerta que é preciso ser realista e imparcial
nesta hora: “Faça uma auto-analise das suas qualidades e competências e coloque
o que achar importante no documento, sempre relacionando a competência
ao resultado. Se não provar os resultados, pode demonstrar que é uma pessoa
narcisista e sem capacidade de operacionalização, o que já é motivo de sobra
para o seu currículo ser deixado de lado”, afirma.
Quer fazer um currículo personalizado, único e objetivo? Confira as dicas dos
especialistas ouvidos pelo Empregos.com.br e comece agora mesmo:
- Use palavras-chave, específicas da sua área, para ressaltar a sua
experiência e a sua área de especialização
- Seja realista. Saiba ressaltar os seus pontos fortes sem parecer
marqueteiro
- Sempre relacione as competências aos resultados que você já obteve em
experiências anteriores
- Só coloque competências pessoais se você for usá-las no seu trabalho
diário
- Ao preencher formulários de empresas na internet ou mesmo em sites de
empregos, não deixe campos em branco. Alguns formulários são realmente
longos, mas o resumo da sua vida profissional deve ser feito com cuidado e
não é uma tarefa rápida
- Acabou de escrever? Revise, revise, revise. Erros de português e
digitação são imperdoáveis, tanto no papel quanto na web
- Antes de imprimir, verifique se você tem um papel de qualidade e se há
tinta suficiente na impressora