Vendas - Idéias gerais para obter bons fechamentos em vendas
1- Não apresse o ciclo da venda.
2- Considere a prospecção como um passo muito importante.
3- Feito o contato por telefone, explore na primeira visita
pessoal a conversa que teve no contato prévio. Não comece do nada,como se nunca
tivesse falado antes com o possível cliente. Se possível mencione alguma
observação importante da conversa telefônica.Essa estratégia afastará o cliente
do estado mental “agora vou ter que conversar com algum vendedor” para “vou
conversar com aquela pessoa interessante daquela empresa”.
4- Não fique obcecado com uma única conta. Se você considera
ter visitado um cliente 30 vezes até fechar a venda importante, pense, se o
tempo gasto nessas visitas fosse dedicado ao trabalho de prospecção e que
houvesse levado a duas vendas ou mais?
5- Não faça a apresentação no estágio da entrevista.
6- Não confunda apresentação com demonstração. A apresentação é
o que você faz depois de ter reunido todas as informações de que precisa com o
cliente potencial na fase da entrevista. A demonstração de seu produto ou
serviço é algo que você faz para despertar interesse do cliente sobre o produto
ou serviço.
7- Análise seu público alvo para realizar uma apresentação que
atraia e desperte o interesse da (s) pessoa (s). Use técnicas como : se for para
várias pessoas use recursos audiovisuais como projeção de imagens, se o publico
é técnico apresente gráficos e dados um pouco mais técnicos.
8- Pergunte às pessoas que decidem o que estão querendo
realizar na área em questão.
9- Não afogue o cliente com muitas informações, forneça
informações que ele realmente queira saber, ou seja informações que irão dar
solução as suas expectativas e necessidades.
10- Quando tomar nota, tome notas! Anote os dados importantes e
principalmente as necessidades que o cliente tem por que ele necessita do
produto ou serviço e não apenas quantidades e capacidades.
11- Não esqueça que, ao introduzir a questão preço , você esta
aliviando grande volume de pressão por parte do cliente. Não informe o preço e
fique esperando a reação do cliente, relembre as vantagens que o seu produto ou
serviço possui em relação às necessidades e expectativas dele.
12- Não confie muito nos relatórios da mídia sobre os objetivos
de sua empresa-alvo. A mídia engana-se freqüentemente. Ler artigos e assistir
programas de televisão podem ser complementos importantes de seu processo de
entrevista e verificação de informações.
13- Lembre-se que você está tratando com uma pessoa ou um grupo
de pessoas. Use sua empatia e simpatia, lembre-se que essa pessoa tem
sentimentos e expectativas.
14- Descubra que decisões relativas a seu produto ou serviço
foram tomadas, ou como foram tomadas no tocante a compras semelhantes. As
probabilidades são de que a decisão sobre seu produto ou serviço seja tomada
basicamente da mesma maneira. Se descobrir que, no passado, a decisão foi tomada
por uma comissão, arranje uma maneira de fazer diretamente a ela a apresentação.
15- Esteja preparado para objeções comuns e não se deixe pegar
desprevenido por obstáculos que são comuns a seu campo de atividade. Muitas
vendas são perdidas quando os vendedores são surpreendidos por perguntas e
comentários dos clientes.
16- Mantenha suas promessas. Todos lembrarão de você.
Reflita , pois podemos estar pecando num pequeno detalhe.
Boas Vendas
Referência:
ncm.com.br (Claudia Hacklaender)
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