"Há uma diferença profunda entre administração e liderança, e ambas são
importantes. Administrar significa ocasionar, realizar, assumir a
responsabilidade, conduzir. Liderar é influenciar, guiar em direção, curso,
ação, opinião."
Warren Bennis & Burt Nanus
Introdução
Influenciar pessoas faz parte da função prioritária do líder. Conseguir com que
as pessoas, com suas características pessoais, sua visão particular do problema
sejam suficientemente levadas a agir de uma forma que permita ao líder obter os
resultados que deseja, é o grande segredo.
Dito assim parece fácil. Convencer o jogador da defesa, que tem o campo livre à
sua frente, a passar a bola para o atacante, de forma a que esse faça o gol da
vitória, quando ele pode continuar com a sua trajetória, e, quem sabe, ser ele o
autor da façanha é o papel do líder, quer seja o técnico, quer seja o capitão do
time.
Liderar, gerenciar, administrar...
Nas organizações, levar suas equipes a agir de acordo com a trajetória que o
ele, o líder traçou, independentemente das percepções individuais, dos processos
de realização pessoal, em prol da equipe é o objetivo dessa figura que não deve
ser encarada como um super homem, mas sim a “super cobrado”, pois isso é o que
ela representa.
O líder é o mais cobrado em sua equipe. Suas responsabilidades são definidas, no
sentido de responder (daí a “responsabilidade”) aos desafios, às cobranças, a
possibilidade de se posicionar diante de desafios, tarefas, metas, enfim, tudo
aquilo que caracteriza a vida produtiva de uma equipe, em organizações
competitivas.
O líder deve conhecer a fundo as “entranhas” de sua equipe, seus segredos, as
atitudes que as pessoas têm em relação ao seu trabalho e à equipe da qual fazem
parte, seus sentimentos, as percepções que possuem em relação ao seu ambiente de
trabalho e à relação com sua liderança, os valores que importam em suas vidas
pessoais, a maneira informal como se relacionam e as normas que conduzem suas
relações produtivas e interpessoais.
Líderes devem “mergulhar”, de forma consistente no mundo interior de suas
equipes, no sentido de conhecerem de forma mais eficaz seu universo, e, com
isso, gerenciar (cuidar de resultados), administrar (cuidar das operações) e,
efetivamente liderar (cuidar das equipes). E atingir resultados, pois é por isso
que são líderes...
Portanto, há que se preocupar com a forma como esses “colaboradores” vêem seus
líderes, qual é sua expectativa em relação a eles, e principalmente, como é que
eles (colaboradores) estão se colocando em relação às suas metas, objetivos...
Expectativas das equipes
Equipes esperam que seus líderes:
a) ajudem-nas a executar suas tarefas, e, com isso, possam
atingir suas metas de forma eficaz;
b) cobrem-nas, no sentido de que possam se posicionar no rumo certo;
c) Intervenham nos processos internos da equipe, e, com isso,
harmonizem as relações produtivas e interpessoais;
d) cobrem mais a respeito de seus talentos e capacidade de ação.
Mas, e as equipes, como querem agir, ou melhor como é que se propõem a agir,
diante de seus objetivos e metas de trabalho?
Peter Senge definiu que há um conjunto de atitudes que os colaboradores
explicitam, quando estão diante de objetivos e metas a cumprir.
No modelo abaixo foi feita uma adequação ao tema, para seu transporte à
realidade de uma equipe produtiva:
- Engajado (comprometido): Você convida para o churrasco, ele chega
antes de começar, ajuda a preparar a grelha, ajuda a fazer o churrasco,
ajuda a servir, e somente vai embora depois de ajudar a limpar tudo, sem que
você peça.
- Participativo (envolvido): Você convida para o churrasco, ele
chega mais tarde, come bebe, se diverte e vai embora antes de acabar, para
não ter que ajudar na limpeza.
- Obediente genuíno (bem mandado): Você convida para o churrasco,
ele pergunta a que horas você quer que ele chegue, ao chegar pergunta o que
você quer que ele faça e somente vai embora quando você permite. Sente-se
muito feliz em fazer as coisas que você manda, mas só faz o que você manda.
- Obediente relutante: Ele age como o obediente genuíno, mas só faz
isso porque não quer ficar mal junto a você, age por pura conveniência
pessoal.
- Obediente formal (hostil): Também age como o obediente genuíno,
mas somente porque morre de medo de você, de brigar e perder seu espaço
junto à equipe;
- Desobediente: Não vai ao churrasco e ainda fala mal da carne, é
rebelde.
- Apático: É vegetariano, vai ao churrasco sem saber porque, e fica
mais perdido do que cachorro em tiroteio, não consegue dizer não, mas também
não diz sim.
O trabalho em equipe, portanto apresenta variações de atitudes e
comportamentos que o líder deve conhecer, e, para cada uma dessas manifestações,
apresentar uma linha de conduta compatível.
Cabe ao líder identificar, em sua ação cujo foco é a consecução dos objetivos e
metas da equipe, entender as razões que levam cada membro da equipe agir de
forma eficaz:
a) Identificar as razões que levam as pessoas a ter atitudes diferenciadas em
relação aos objetivos a cumprir...
b) Definir, de forma clara, qual a abordagem mais eficaz para que esses
objetivos venham a ser atingidos...
a. Abordagem formal, com base na disciplina, na hierarquia, na estrutura
de trabalho;
b. Abordagem colegiada, com base no senso coletivo e no trabalho de equipe;
c. Abordagem personalística, com base na ação individual, no trabalho
focado no talento pessoal dos membros da equipe.
c) Conhecer os mecanismos que permitam a superação dos obstáculos criados,
na equipe, com as diferentes formas de se posicionar diante dos objetivos.
Algumas reflexões fazem sentido, nesse processo de escolha da ação mais eficaz:
a) Equipes para mostrar alto desempenho (high performance) devem se
concentrar:
a. Poder compartilhado, com alto nível de envolvimento;
b. Informação compartilhada, comunicação aberta;
c. Sistemas e estruturas energizados;
d. Propósitos e valores clarificados;
e. Focos em resultados, voltados para o cliente;
f. Mecanismos de aprendizagem contínua.
b) O perfil da liderança competitiva pressupõe:
a. Fundamental para desenvolver as pessoas e criar organizações
excelentes é flagrar as pessoas fazendo a coisa certa e destacar o que é
positivo.
b. Uma liderança organizacional eficaz trata mais de gerenciar a jornada de
mudança do que apenas anunciar o destino.
c) O ato de liderar e gerenciar envolve:
a. Definir as áreas de responsabilidade;
b. Estabelecer de modo objetivo os padrões de desempenho;
c. Clarificar as metas;
d. Praticar de forma efetiva o feedback;
e. Encorajar;
f. Cobrar resultados;
g. Reconhecer os esforços e o sucesso;
d) Liderar é ter um destino certo; se você e seu pessoal não souberem
para onde vão, sua liderança não fará diferença.
e) Compete ao líder investir, como um bom desafiador e descobridor de
talentos, não somente o que sua equipe quer, mas também e principalmente o que
ela pode render, no que diz respeito ao seu talento nem sempre explicitado.
f) Um dos caminhos reside na exploração da competência destes
colaboradores:
- COMPETITIVIDADE:
– Buscar a fonte certa, e utilizar as informações em prol de seus
resultados;
- COMPLEXIDADE:
– Trabalhar com situações diversas, recursos diferenciados,
selecionando-os para agregar valor ao resultado;
- ADAPTABILIDADE
– capacidade de ser flexível para entender a mudança, adequar-se a ela
e influenciá-la em proveito de sua ação;
- INCERTEZA
– trabalhar com mudanças permanentes, superar obstáculos com visão
prévia, identificar possibilidades de mudança de curso sem esmorecimento;
- EQUIPES
– praticar o trabalho em equipe, conviver com personalidades e estilos
diferentes, pensar coletivamente, agir de forma assertiva, expondo sua
opinião, mas considerando as opiniões dos demais;
- AUTO-APRENDIZADO
– estar predisposto ao aprendizado, aprender consigo e facilitar o
aprendizado dos outros.
Explorar a capacidade da equipe, por meio de sua competência permitirá à
liderança perceber, de forma clara, qual é a verdadeira razão de cada membro da
equipe em desenhar uma forma de atitude ou desempenho em seu ambiente produtivo.
Conhecer o conjunto de razões que levam os componentes da equipe a agir de uma
determinada forma, alterando processos ou impactando resultados é de grande
importância, no sentido de não bloquear as manifestações de sua criatividade.
Quando a criatividade é bloqueada, sinais são emitidos:
- Temor dos membros da equipe, em se manifestar livremente e serem mal
vistos;
- A liberdade de expressão e a ousadia não são percebidas como qualidade;
- Falta de comprometimento com a forma de ação da equipe;
- Responsabilidades na equipe não clarificadas;
- Fontes de informação e conhecimento acionadas de forma ineficaz;
- Falta de institucionalização do feedback.
CONCLUSÃO
Transformar um grupo de indivíduos que compõem uma equipe em um conjunto de
talentos, motivados, com foco na obtenção de resultados, levando sua
contribuição a provocar incremento da produtividade exige cuidados,
principalmente nas manifestações de relacionamento produtivo:
- Enfatize o sucesso, não o fracasso...
- Promova o reconhecimento de forma aberta e pública...
- Realize o reconhecimento de maneira pessoal e honesta...
- Faça com que o reconhecimento e a premiação estejam de acordo com as
necessidades exclusivas das pessoas envolvidas...
- A escolha do momento oportuno é crucial...
- Esforce-se para estabelecer uma conexão clara entre realizações e
premiações...
- Reconheça o reconhecimento, valorize os colaboradores que enaltecem os
próprios colegas.
Se os componentes de uma equipe, com suas atitudes estão voltados para o seu
aperfeiçoamento, o seu crescimento, provavelmente se mostrarão voltadas para um
processo de melhoria contínua.
Cabe a que lidera equipes identificar, de forma efetiva, « o que quer a equipe?