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Negócios / Empreendedorismo - Os caminhos para o sucesso 

Data: 08/12/2008

 
 

Apenas com uma idéia na cabeça, a empresa fica na mão.

No mundo dos negócios e fora dele, ser competitivo é ter a preferência na mente dos clientes.

Nas minhas andanças, até agora, descobri, através de Fran Tarketon e Joseph H. Bayett, articulistas da revista Entrepeneur, algumas estradas possíveis e passíveis de serem trilhadas. Vamos vê-las?

***** Especialização

Você quer fazer tudo para todo mundo? Vá em frente, ou melhor, dê alguns passos em direção ao abismo!

Escolha um segmento, um nicho de negócio. Seja indústria ou serviço, diminua as opções de oferta e transforme-as em algo especial, difícil de ser copiado. Assim, um grupo específico de clientes vai querer o que você oferece.

Com tantas opções de escolha, eles se tornam mais e mais exigentes, preferindo comprar de quem conheça suas necessidades e ofereçam o que precisam no momento certo. Para conhecer estas necessidades individuais você precisa restringir a abrangência do seu mercado, caso contrário você perde contato com ele e para de vender.

Veja o caso de uma loja de departamentos. Ela oferece uma gama muito grande de produtos, sem saber sobre a demanda de grupos específicos. Estes grupos, procuram lojas especializadas que, sabendo desta deficiência das grandes cadeias, instaram-se justamente ao lado delas.

Despreze os produtos ou serviços que não agreguem valor ao seu público-alvo.

***** Ame sua clientela.

Você conquistou seus desejados clientes? Ótimo! Agora, é só deitar-se, em berço esplêndido, não é mesmo?

Certo. Deite-se e corra o risco de nunca mais se levantar!

O cliente que compra de você não é um território conquistado para sempre. Não amoleça, para não perde-lo. Saiba que a primeira conquista custa muito mais caro do que manter a paixão.

Lembrete:
não vender para um cliente insatisfeito pode significar não só perder esta venda, mas perder O CLIENTE.

Quanto custa satisfazer o cliente, para mantê-lo?

Olhe só: um cliente compra, toda semana, "6 mil dinheiros" em produtos ou serviços seus. Se para terminar uma rusga comercial você precisa abrir mão de "150 dinheiros", faça isto! Sabe por quê? Por que se o cliente lhe der as costas, para sempre, você vai deixar de vender para ele "300 mil dinheiros" a cada ano! Não pare por aí.... Você terá jogado, pela janela, "3 milhões de dinheiros" em dez anos, junto com o seu ex-cliente!!!!

É pouco? Está bem. Então não se esqueça que este ex-cliente tem parentes, amigos e conhecidos que saberão, da boca do insatisfeito que você o tratou mal e, muito provavelmente, deixarão de comprar de você, também.

Percebeu quanto vale UM CONSUMIDOR? Valorize todos eles. Se eles são o seu ativo, não seja um vendedor passivo. Encontre-os, conquiste-os e, igualmente importante: mantenha-os como clientes.

***** Trate bem os colaboradores

Que o cliente é um ativo importante, isto é inegável. Mas, e quanto aos empregados da sua empresa?

Se eles não forem bem informados e compartilharem sua visão do negócio, vão se sentir excluídos do processo.

Elogiar quem faz bem o que tem que ser feito é fundamental, mas não se esqueça: se tiver que dar uma bronca em quem não executou o trabalho devido, faça isto em particular. Execração pública não corrige quem errou nem enriquece o ambiente geral.

Não culpe o funcionário que tentou inovar ou, simplesmente, fazer o que tinha que ser feito e errou. Encoraje-o a criar formas de minimizar gastos, aperfeiçoar os processos, produtos e serviços.

Pense em bonificar o colaborador que contribuir, fortemente, para o sucesso do seu negócio. Gratificar alguém que excede às expectativas incentiva esta prática aos olhos dos demais.

***** Desperdício é um desperdício


Corte as perdas, não só de materiais ou suprimentos. Quaisquer perdas.

Tudo o que o seu cliente não pode lhe pagar é uma perda!

Pensando assim, até o estoque pode gerar perda, certo? Excesso de funcionários, também. O cliente não quer pagar pela perda que você deixa acontecer no seu negócio.

Gratifique o funcionário que reduzir perdas acima de uma meta desejada. Quantifique e bonifique.

***** Qualidade


Qualidade é atingir ou exceder as expectativas do seus clientes. Eles não esperam nada menos do que isso!

Fácil, não é? Lógico que não!

A qualidade não é medida pela sua régua. Ela deve existir em função da definição do seu cliente, do que seja um produto ou serviço de primeira. Mas, só isto não basta. Você vai precisar ter competência, que é aquilo que você possui, as pessoas acreditam e contam para mais gente.



 
Referência: portalbrasil.net
Autor: José Humberto Andrade Mello Rodrigues
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