Negócios / Empreendedorismo - O que leva anos para conquistar e segundos para perder?
CONFIANÇA! A confiança das pessoas. A confiança dos funcionários. A
confiança dos clientes. Quando você tem clientes que confiam na sua empresa,
você tem clientes que PROMOVEM a sua empresa com grande satisfação.
Clientes inteligentes sabem que empresas fáceis de fazer negócios, consistentes
nos serviços que provem e cumpridoras das suas promessas, são características
muito mais importantes do que preço.
Se você conhece algum cliente que não pensa assim, ENCONTRE OUTRO CLIENTE.
Agora, a pergunta importante é: Como conquistar a confiança do seu cliente?
Quanto tempo leva para você conquistar a confiança do seu cliente? O que você
deve fazer caso o cliente perca a confiança em você?
A grande verdade é que ganhar a confiança de uma pessoa ou empresa pode levar
ANOS. É preciso entregar pedido atrás de pedido, produto atrás de produto,
serviço atrás de serviço com incrível acuracidade e respeito ao indivíduo que
compra para você conquistar a confiança de alguém.
Por outro lado, para perder a confiança de um cliente em você, não é preciso
muito tempo. Apenas uma única experiência ruim pode acabar com o relacionamento
entre vocês por muito tempo ou para sempre.
Talvez isso não seja justo, mas é assim que funciona.
Portanto, preste MUITA atenção aos fatores que podem destruir a confiança que o
cliente tem em você.
1. Entregas atrasadas (ou pior, entrega atrasada sem qualquer aviso
prévio).
2. Entrega parcial.
3. Entrega errada.
4. Perda da qualidade de produtos e serviços.
5. Redução do serviço entregue.
6. Dificuldade em falar com você quando é preciso.
7. Resposta lenta à necessidades urgentes.
8. Atendimento com pessoas mal educadas para servir um Ser Humano.
9. Promessas quebradas (ou pior, quando você sabe que tudo que você acaba
de prometer é mentira porque você sabe que não conseguirá cumprir nada).
10. Práticas de negócios inconsistentes (Preço que sobe e desce. Estoque
inconsistente. Constante troca de Funcionários)
11. Dar desculpas ou culpar os outros ao invés de dar respostas e
soluções.
12. Quando o cliente descobre que o seu preço é significativamente maior
que o preço oferecido pelo seu concorrente, a qual aos olhos do cliente, oferece
o mesmo serviço que você.
Esses tipos de problemas, além de afetar o relacionamento com os seus clientes,
pode afetar a moral interna na sua empresa.
Veja aqui algumas maneiras de reparar a CONFIANÇA perdida.
1º. Seja responsável pelas suas ações. Pare de dar desculpas e culpar os
outros.
2º. Admita o erro. Peça desculpas. Tome iniciativas para resolver o
problema ou erro.
3º. Uma vez definida a solução, tenha certeza que o cliente concorda com
ela.
4º. Lembre-se que Satisfação de Cliente não é o suficiente quando você
perde sua confiança. Você precisa ir além.
CONFIANÇA = RETENÇÃO DE CLIENTES = Tarefa mais importante que existe na sua
empresa.
Referência:
BizRevolution
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