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Imóveis - Planejar as despesas do condomínio evita gastos desnecessários no fim do ano 

Data: 12/11/2008

 
 

De acordo com a Lello Condomínios, o planejamento é a palavra-chave para quem deseja evitar gastos desnecessários com o condomínio. Segundo a administradora, fazer uma previsão orçamentária evita sustos e reclamações futuras dos condôminos.

Pela proximidade com o fim do ano, este é o momento ideal para a realização do planejamento e revisão das contas. Dessa forma, aposta a empresa, no próximo ano, despesas com decorações de Natal, confraternizações e décimo terceiro de funcionários, por exemplo, estarão previstas no orçamento e não pesarão muito no bolso do morador.

"Mesmo eventuais bonificações para motivar os funcionários podem ser planejadas. O ideal é que os condôminos rateiem essas despesas mês a mês. A cobrança de última hora pode acabar gerando não apenas dificuldade para obter os recursos, mas também divergências entre os moradores", explica a gerente de Marketing da Lello Condomínios, Angélica Delgado Arbex.

Revise tudo

Ainda segundo a Lello, é importante que o síndico discuta e aprove em assembléia o provisionamento de todos os gastos extras ao longo do ano. A administradora acredita que este seja um bom momento para avaliar minuciosamente a folha de pagamento do condomínio (para checar excesso de horas-extras, por exemplo).

Além disso, aproveite para verificar o consumo médio de água e energia elétrica, rever os contratos com prestadores de serviços e realizar novas cotações, negociando os melhores preços e condições de pagamento.



 
Referência: InfoMoney
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