Imóveis - Planejar as despesas do condomínio evita gastos desnecessários no fim do ano
De acordo com a Lello Condomínios, o planejamento é a palavra-chave para quem
deseja evitar gastos desnecessários com o condomínio. Segundo a administradora,
fazer uma previsão orçamentária evita sustos e reclamações futuras dos
condôminos.
Pela proximidade com o fim do ano, este é o momento ideal para a realização do
planejamento e revisão das contas. Dessa forma, aposta a empresa, no próximo
ano, despesas com decorações de Natal, confraternizações e décimo terceiro de
funcionários, por exemplo, estarão previstas no orçamento e não pesarão muito no
bolso do morador.
"Mesmo eventuais bonificações para motivar os funcionários podem ser planejadas.
O ideal é que os condôminos rateiem essas despesas mês a mês. A cobrança de
última hora pode acabar gerando não apenas dificuldade para obter os recursos,
mas também divergências entre os moradores", explica a gerente de Marketing da
Lello Condomínios, Angélica Delgado Arbex.
Revise tudo
Ainda segundo a Lello, é importante que o síndico discuta e aprove em assembléia
o provisionamento de todos os gastos extras ao longo do ano. A administradora
acredita que este seja um bom momento para avaliar minuciosamente a folha de
pagamento do condomínio (para checar excesso de horas-extras, por exemplo).
Além disso, aproveite para verificar o consumo médio de água e energia elétrica,
rever os contratos com prestadores de serviços e realizar novas cotações,
negociando os melhores preços e condições de pagamento.
|