Negócios / Empreendedorismo - Como montar sua empresa... .
Apresentação
A única coisa constante na vida é a mudança. A mudança que costuma causar
desconforto (por que nos leva ao desconhecido) é a mola propulsora da sociedade.
É a mudança que resolve os problemas, que muda paradigmas, que evolui, que
melhora, que adapta, que avança.
Vivemos há alguns anos um clima de mudança no Brasil que mostra todo dia a
batalha entre as forças inovadoras e as forças conservadoras. Se não formos
atores do processo, seremos figurantes. Não há como escapar, é melhor atuar,
criar, viver não apenas por viver, apenas respirando, mas sempre mantendo dentro
da alma a certeza de que estamos vivendo com progresso, garantindo o futuro
próprio e toda família.
Abrir o próprio negócio pode ser a chave para a independência financeira e
principalmente para a realização profissional e pessoal. Seriedade, disciplina,
criatividade e amor são os quatro pilares para o sucesso de um novo
empreendimento. E este é o principal objetivo do Guia do Empreendedor, despertar
em você o sentimento empreendedor e assessorá-lo no que for possível, trazendo
também todos os aspectos legais e financeiros. Aqui você vai encontrar uma série
de informações muito importantes referentes aos processos de abertura de uma
nova empresa, bem como endereços de órgãos ligados às pequenas empresas mais a
nível regional. Ou seja, além de consultar esta base geral de informações que
está agora a sua disposição, consulte também as Home Pages dos órgãos do seu
estado, ficando assim atento às peculiaridades regionais.
O Novo Empreendedor
Seriedade, Disciplina, Criatividade e Amor. Você com certeza possui estas quatro
características. A Seriedade e a Disciplina que são necessárias em todas as
ações de nossa vida, tornarão o seu empreendimento forte, seguro, capaz de
resistir às dificuldades impostas pelo ambiente externo, como no caso de uma
grande crise financeira. A Criatividade que juntamente com um espírito
pesquisador, deixará sua empresa em condições de enfrentar muitas adversidades,
bem como ajudarão na busca pela melhoria constante do seu produto ou serviço,
sempre atento às necessidades da sociedade. E, por último mas não menos
importante, o Amor ao seu empreendimento será o seu diferencial, poder trabalhar
em algo que nos proporciona prazer e retorno financeiro, sem dúvida é um
privilégio. Sua empresa terá o seu toque pessoal, sua organização, uma pintura
diferente, um quadro, um cartaz, você será o principal diferencial, vai sentir
amor por algo que você construiu, vai sentir muito orgulho. Existem várias
outras características muito comuns à pessoa com espírito empreendedor:
Comunicação
Muito importante em qualquer momento da vida, uma comunicação segura e bem
trabalhada vai garantir boa parte do sucesso do empreendedor, tanto no que diz
respeito à comunicação com os empregados como com fornecedores e até mesmo
concorrentes: Tudo é possível de ser resolvido com uma boa conversa...
Conhecer o ramo de atividade
Através da experiência própria ou através de revistas, informativos, livros,
pesquisas em universidades, com outros empreendedores, etc, para aproveitar e
identificar oportunidades, sempre pesquisando nas melhores fontes, promovendo
sua curiosidade por novos caminhos que levem ao progresso da empresa.
Liderança
Administrar é planejar, executar e controlar. Você precisará, muito mais do que
ser um chefe, ser um líder, legitimando suas ordens e decisões para que o grupo
trabalhe seguindo sempre os objetivos gerais da organização. Você vai precisar
dar ordens, mas sempre que o empregado compreender, de forma transparente porque
aquela decisão foi tomada, não ocorrerá nenhuma situação mais traumática, a
ordem vai sair como algo natural e necessário. O Líder é um facilitador do
trabalho do grupo e deverá também promover a união do mesmo.
Organização
O espaço físico da empresa, os documentos, as pessoas, as máquinas, enfim, tudo
aquilo que está interagindo para um objetivo final, seja um produto ou serviço,
precisa estar bem ordenado, limpo, transmitir uma boa impressão ao cliente ou ao
fornecedor. Todos os recursos da empresa precisam estar muito bem ordenados para
otimizar o processo que leva ao produto final ou à prestação do serviço.
Saber lidar com riscos
Você vai se defrontar com situações muito arriscadas ao longo de sua vida como
novo empreendedor. Não se assuste, os riscos estão presentes em todos os
momentos e deverão ser enfrentados sempre com muito profissionalismo,
conhecimento e pesquisa.
Planejamento
Imprevistos sempre podem acontecer, mas um bom planejamento estratégico, de
curto e longo prazo, vai lhe proporcionar uma maior segurança, você vai estar
melhor amparado, principalmente se você destinar uma reserva mensal para
contingências, para situações não previstas.
Crie o seu plano, coloque no papel todas as suas idéias já a partir do momento
em que decidiu optar por abrir um negócio próprio. Inclua no seu planejamento
estratégico itens, informações tais como:
Tipo de produto que você irá produzir ou serviço que irá prestar,
determinando assim o seu ramo de atividade. Exponha no papel várias idéias,
várias razões práticas e pessoais que justifiquem a sua escolha;
Local onde você desenvolverá suas atividades: em muitos empreendimentos,
a melhor escolha do ponto é um dos principais fatores do sucesso, sempre aliado
a um ótimo atendimento. É muito importante estar onde está o seu cliente e, se
possível, distante de um concorrente direto. Verifique todos os detalhes, como,
por exemplo, se o ponto tem fácil acesso, se tem estacionamento, segurança.
Procure verificar na Prefeitura ou com os moradores se existe alguma obra
prevista para aquela região. Analise também se a dimensão do ponto atende às
necessidades da sua atividade, verifique as instalações elétricas e hidráulicas,
veja quais reformas serão necessárias e qual a periodicidade de obras de
conservação.
Seus consumidores, qual o seu mercado consumidor potencial. Faça
pesquisas que lhe informem vários dados estatísticos dos moradores do bairro, ou
mesmo da cidade e estado onde você iniciará suas atividades, principalmente no
que diz respeito à idade, sexo, renda, grau de instrução. Utilize questionários,
faça entrevistas, analise o ambiente. Converse também com parentes e amigos,
fornecedores e até mesmo com concorrentes;
Concorrentes, busque informações nos seus concorrentes; faça uma análise
detalhada de seus produtos e serviços, verifique suas qualidades, anote
possíveis defeitos, veja como você pode fazer melhor, crie diferenciais.
Avaliação de todas as possibilidades de fornecedores, faça um catálogo
com o maior número possível de informações sobre todos os fornecedores de
produtos ou serviços ligados ao seu ramo de atividade.
Referência:
guiaempreendedor.com
|
|
|