Carro / Veículo - Gastando muito com combustível? Gasolina usada pode estar adulterada
Se você tem gastado muito com combustível ultimamente, abastecendo o carro
com mais freqüência, fique atento ao posto onde costuma abastecer, porque podem
estar colocando gasolina adulterada no seu veículo. Muitas vezes, uma quantidade
maior de solvente pode causar efeitos danosos ao sistema de injeção eletrônica,
que, como é auto-ajustável, irá consumir mais, se a queima do combustível não
corresponder à potência exigida pelo carro.
"Com a alta do combustível e um controle mais rígido de seu preço pelo governo,
alguns postos de abastecimento costumam recorrer a misturas ilegais, com adição
de mais álcool (além dos 25% permitidos) ou mesmo água na gasolina ou ainda a
colocação no combustível de solventes químicos industriais. Seja qual for a
adulteração, ela traz evidentes alterações no desempenho do veículo e sérios
prejuízos ao funcionamento e à vida útil do motor", diz o consultor de campo da
Oficina Brasil, Valestan Ferreira da Silva Júnior.
Indicadores de adulteração
Além do consumo maior de gasolina (ou de álcool), um outro indicador de que o
combustível pode ser adulterado é o fato de a luz de injeção eletrônica acender
sem nenhum motivo aparente. "Também é comum perceber que o carro começa a falhar
de repente ou a perder o rendimento. Em alguns casos, pode ocorrer até a parada
total do veículo", explica.
Ao ser identificado o problema, a primeira atitude é levar o carro a uma oficina
de confiança, para a detecção do combustível utilizado no motor. Os passos para
o conserto vão depender da quantidade do produto adulterado encontrada.
"Os procedimentos podem ser desde esvaziar o tanque e realizar uma simples
limpeza até ter de trocar mangueiras de pressão e filtro de combustível. Nos
casos mais danosos, quando a quantidade de solvente encontrada é muito grande, o
combustível adulterado pode chegar a corroer a cabeça de pistão e as válvulas",
explica Silva.
Para evitar problemas, o melhor é trocar o filtro de combustível a cada 10 mil
quilômetros rodados e realizar a limpeza dos bicos a cada 20 mil quilômetros. O
consumidor também pode pedir o teste do combustível no posto, que é obrigado a
fazê-lo na frente da pessoa.
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