Pense e responda. Quando você idealiza o seu crescimento profissional como
líder de equipe, o que lhe vem em mente?
Caso a opção seja se preocupar puramente com seu desempenho, cuidado! A
liderança implica em vários fatores, sobretudo a forma como o seu grupo é
conduzido. O seu crescimento, portanto, está atrelado ao desenvolvimento dos
profissionais que trabalham com você. Não seja, jamais, uma ilha!
Como um time
Imagine a cena: o que pensar de um técnico de um time de futebol que perde
todas as partidas? Nem é preciso ser muito bom no esporte para ter a resposta:
depois de três, quatro, cinco derrotas, o clube já pensa em um outro nome, antes
que a torcida enlouqueça.
Afinal, a obrigação do técnico é trazer resultados positivos e, claro,
aproveitar o melhor do seu grupo. No mundo empresarial, respeitadas as
proporções, a missão do líder não é muito diferente, daí o nome coaching.
Você é o seu grupo
É natural, ao dar os primeiros passos na coordenação de uma equipe, que você
pense: por que devo prestar contas sobre o trabalho alheio? Com o tempo você
perceberá que esta é a sua função.
Porém, não encare o fato como um fardo, mas sim um desafio que lhe renderá
importante aprendizado. Afinal, a habilidade de lidar com pessoas é um
diferencial e tanto no mercado de trabalho.
Envolva o grupo nas tarefas, mantenha-os informados quanto às metas e aos
resultados alcançados. Aprenda a dividir, compartilhar experiências. Verá, pouco
a pouco, o quanto ganhará com isso.
Além de um ambiente muito mais agradável de trabalho, você terá ao seu lado
verdadeiros parceiros. Isso sem contar no seu crescimento: aprenderá a ouvir, a
delegar, a colocar a mão na massa sempre que necessário. Sem falar, ainda, na
arte de negociar e de reconhecer a importância da "política" no meio
corporativo.
Muitos pensam em desistir
Ser "chefe" é o sonho de muita gente. Porém, muitos profissionais não se dão
conta das obrigações, carga de trabalho e responsabilidades "conquistadas" com a
promoção.
Não raro, especialistas de RH se deparam com funcionários que gostariam de
voltar atrás, por não se adaptarem ao fato de terem de responder pelas atitudes
alheias, cobrindo "buracos" e mantendo a equipe afinada.
Faça da experiência algo positivo
Primeira vez como chefe? Tenha consciência do quanto o seu papel é
importante na vida de outras pessoas. Que tal tirar dos membros da sua equipe
aquela visão de que todo chefe faz mal à saúde?
Aja como parceiro, como técnico de um excelente time. Antes de tomar qualquer
atitude, pense no efeito que ela causará nas pessoas à sua volta. Que tal ser um
exemplo positivo, uma grande referência para o seu grupo, sendo "bem" lembrado
por cada um deles daqui a alguns anos, quando fizerem uma retrospectiva da vida
profissional. Experimente, vale a pena!