Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Imóveis - Obras: dicas de como evitar perdas com a reforma 

Data: 30/05/2007

 
 
Se você está pensando em reformar a sua casa, é importante tomar alguns cuidados, não só para garantir a boa conclusão do projeto, mas também para evitar gastos e perdas desnecessárias. Quem já não passou pela situação, ou conhece um amigo, que durante a reforma da casa viu seu dinheiro ser consumido sem saber ao certo onde?

Este tipo de situação é bastante comum em obras, mas pode e deve ser evitado, se você não quiser gastar mais do que precisa. Ainda que, na opinião de Jael Rawet, proprietário da Zelomax, empresa do segmento, o índice de perdas tenha diminuído nos últimos anos, ele ainda merece atenção.

Perdas podem chegar a 30%
"Reformas são, por natureza, artesanais e diferentes umas das outras, o que dificulta usar a mesma solução das novas construções. Por isso, é fundamental ter um bom apoio profissional e racionalizar nos procedimentos", afirma Rawet. O executivo estima que, até pouco tempo atrás, antes das construções se tornarem mais racionais, não era difícil um índice de perda de 30%.

Porém, a contratação de uma firma especializada pode reduzir estas perdas dramaticamente. Isso só é possível porque, em geral, na contratação de firmas especializadas, a perda, "se ocorrer, é bancada pelo profissional de reforma, pois os serviços e materiais necessários são definidos contratualmente". Ainda assim, o executivo faz algumas recomendações para quem não quer evitar perdas na construção:
  • Confira e relacione os materiais no ato de descarga;
     
  • Destine um ambiente fechado para que este material possa ser guardado, e cheque periodicamente a relação dos materiais estocados;
     
  • Mantenha controle sobre as pessoas que têm acesso a este ambiente;
     
  • Faça a reforma com pessoas de confiança, das quais possua referências pessoais e profissionais;
     
  • Faça seguro sempre que possível;
     
  • Visite frequentemente o local da obra e nunca o deixe desguarnecido!
Tomando estes cuidados é bastante provável que, se não conseguir eliminar por completo, ao menos você será capaz de reduzir significativamente as perdas com a sua reforma.


 
Referência: Portal do consumidor
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :