Dívidas / Endividado ? - Conduta de escritórios de cobrança é abusiva
Por estar na condição de inadimplente, o consumidor não
perde todos os seus direitos. Mas grande parte dos escritórios de cobrança não
pensa desta forma e age de maneira abusiva na hora de tentar receber uma dívida.
Por comodidade ou para conter gastos, a maioria das instituições financeiras
opta por contratar esse tipo de empresa, supostamente especializada, para cobrar
as dívidas de clientes. Mas, em geral, a conduta adotada por esses escritórios
costuma ser ilegal.
Segundo a Associação Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro (Andif),
por causa dos profissionais sem qualificação que atuam no setor, cresce a cada
dia o número de reclamações contra o mau atendimento das empresas. O presidente
da Andif, Aparecido Donizete Piton, afirma que alguns atendentes chegam a
ameaçar o consumidor. "Para pressioná-lo, ligam para a casa de vizinhos, de
familiares e até para a empresa na qual o devedor trabalha, colocando-o numa
situação constrangedora."
Pelo desconhecimento de seus direitos, os consumidores, intimidados pelas
ameaças, acabam cedendo às pressões e aceitando a cobrança de juros abusivos e
acordos desvantajosos. Algumas vezes, até contratam outro empréstimo para
livrar-se dos cobradores, comenta Piton.
Garantias do Código de Defesa do Consumidor
É preciso lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ampara o devedor
que se encontra nesta situação. A assistente de Direção da Fundação Procon-SP -
órgão de defesa do consumidor ligado ao governo estadual -, Dinah Barreto,
afirma que o artigo 42 é claro ao definir que, "na cobrança de débitos, o
inadimplente não poderá ser exposto ao ridículo e nem ser submetido a qualquer
tipo de constrangimento ou ameaça".
Outro artigo do Código que protege o inadimplente é o 71. Por ele, "quem
utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou
moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas ou de qualquer outro
procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, estará cometendo um
crime e está sujeito a detenção que pode variar de três meses a um ano mais
multa". O problema é que o próprio consumidor não sabe disso e não registra a
queixa, afirma a assistente do Procon.
De acordo com Dinah, todo credor tem direito de cobrar a pendência financeira do
devedor, desde que preserve a imagem dele. "Caso contrário, estará agindo
ilegalmente e deve ser punido por isso." As instituições financeiras, por sua
vez, que contratam um escritório para cobrar em seu nome estão delegando poderes
e, assim, também devem ser responsabilizadas civilmente pelos danos morais ou
materiais causados pela cobrança abusiva, afirma o presidente da Andif.
O que fazer contra o abuso na cobrança
Ao receber cobranças ameaçadoras, o consumidor não pode intimidar-se, afirmam os
especialistas. "Ao contrário, ele deve documentar o fato por meio de fitas
gravadas e testemunhas, entre outras provas", orienta Piton. Com isso, é
possível registrar queixa em uma delegacia e entrar com ação na Justiça.
Se o motivo da falta de pagamento da dívida for a cobrança de juros abusivos, o
consumidor terá a possibilidade de solicitar, por meio de um advogado
especializado, uma revisão contratual. Caso o valor do débito esteja errado, o
advogado tentará fazer um acordo com o banco. Se a instituição não aceitar a
proposta, a saída será recorrer ao Judiciário.
Nesse caso, o banco ou a financeira não poderá encaminhar o nome do devedor para
a lista negra das entidades de proteção ao crédito, como Serasa - centralização
de serviços bancários - e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), até que as
cláusulas sejam reavaliadas por um perito e a Justiça decida se o débito é
correto ou abusivo. Se for abusivo, explica Piton, o valor da pendência será
recalculado.
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