Eventualidades acontecem, e em qualquer canto do mundo. Alguém que viaja para
fora do país, por exemplo, não está livre de passar por situações desagradáveis,
como a perda de documentos. A saída é precaver-se, tomando os cuidados
necessários e informando-se sobre qual a melhor atitude diante dessa situação.
Uma providência a tomar, antes que você saia do território nacional, é levar
consigo o endereço e o telefone do Consulado ou Embaixada do Brasil localizada
no destino. São estes estabelecimentos que devem ser buscados na ocasião da
perda dos documentos. É preciso deixar claro, porém, que eles não são obrigados
a ajudá-lo financeiramente.
Perda de documentos
Em caso de perda do passaporte, o turista deve fazer um Boletim de Ocorrência na
polícia do país onde estiver e apresentá-lo no consulado brasileiro, juntamente
com documento de identificação, como RG ou título de eleitor.
Caso a pessoa precise embarcar no dia em que perdeu o passaporte, poderá
solicitar gratuitamente outro documento, chamado Autorização de Retorno ao
Brasil. Para obtê-lo, também é preciso fazer um Boletim de Ocorrência e
apresentar algum outro documento de identificação. Nesse caso, o viajante deverá
voltar diretamente ao Brasil.
O turista também pode procurar orientação junto ao Ministério das Relações
Exteriores (Itamaraty). O Ministério distribui cartilhas com informações básicas
sobre os serviços e atribuições do serviço consular brasileiro. As publicações
são fornecidas ao viajante no momento da entrega do passaporte em agências de
viagem, empresas aéreas e aeroportos.
No caso da passagem aérea, por sua vez, deve ser feita solicitação de um novo
bilhete na companhia aérea. Certamente, haverá um custo para a emissão.
Não tem dinheiro para isso? Diante desta situação, o Consulado e a Embaixada
podem ajudá-lo, entrando em contato com familiares, amigos ou com a empresa onde
trabalha, solicitando a quantia. Caso não tenha o dinheiro para voltar, outra
opção é entrar com o pedido de repatriação. Mas a atitude tem uma conseqüência:
seu passaporte será recolhido e cancelado.
Perda de valores
Infelizmente, o risco não é de apenas perder os documentos no exterior, mas
também de perder valores.
Em primeiro lugar, o indicado é não carregar muito dinheiro no bolso e, quando
necessário fazê-lo, o ideal é dividi-lo em partes. Exatamente por esta razão, o
cartão de crédito é cada vez mais a opção preferida de quem viaja. Mas vale
também saber como lidar com a perda, ou roubo, do plástico.
Antes de sair de casa, informe-se sobre os números de atendimento de emergência
do banco emissor, para que possa pedir o cancelamento e verificar os demais
procedimentos. Os 0800 disponibilizados não podem ser acessados de fora do País.
Dependendo da situação, o emissor pode enviar um novo cartão em até 48 horas.
No caso dos traveller checks, o turista é reembolsado em casos de perda, furto
ou roubo, desde que o cliente cumpra o Acordo de Compra, que inclui: fazer a
segunda assinatura apenas na hora de trocar o cheque, guardar os travellers em
lugar seguro, manter o comprovante de compra separado dos cheques.
Antes de viajar, uma dica é anotar o número de todas as folhas de seu talão de
traveller check e riscá-los à medida que for usando. Desse modo, o turista tem
um maior controle dos cheques já usados em caso de roubo. Um dos principais
golpes é roubar apenas uma folha do meio do talão para que o proprietário não
perceba. Por isso, faça uma checagem constante dos cheques e evite deixá-los
expostos a risco.
Previna a situação
Faça cópias dos documentos, cartão de crédito, passagem aérea e traveller
checks, antes de viajar, e deixe-as com a companhia aérea ou com alguém de sua
confiança. No caso de perda ou roubo, o "guardião" poderá enviar as cópias por
fax, de forma rápida e ágil.
Outra opção é gastar um pouco mais de dinheiro e fazer cópias autenticadas de
tudo. Hotéis permitem que se guardem os documentos no cofre do estabelecimento.
Desta forma, curtirá a viagem com tranqüilidade!