Muito se fala que a propaganda boca a boca é a melhor forma de divulgação de
produtos e serviços das empresas. Uma pesquisa realizada no último semestre de
2006 nos Estados Unidos comprovou esta realidade e ainda que a internet ajuda na
prática dos consumidores.
De acordo com o estudo, 40% dos consumidores entrevistados fazem regularmente
propagandas das marcas de produtos comprados, seja para a família, os amigos ou,
até mesmo, no local de trabalho; e sem ganhar nada por isso.
Formas de propaganda
De acordo com o estudo, os "clientes marqueteiros" utilizam a tecnologia para
difundir o fato de terem ou não gostado de alguma mercadoria ou serviço. Os
consumidores usam chats, comunidades virtuais, fóruns ou listas de discussão na
internet.
Já entre os que não contam com a tecnologia, os hábitos de falar sobre as
aquisições são diferenciados conforme o sexo da pessoa. Os homens preferem as
reuniões com familiares ou o local de trabalho, enquanto as mulheres fazem mais
propaganda boca a boca nos salões de cabeleireiros e nas academias de ginástica.
Os dados mostram que os internautas fazem mais propaganda do que as pessoas que
não se comunicam pela rede.
Produtos
Em relação aos produtos, as pessoas que financiaram a casa própria foram as que
mais falaram sobre a negociação. Já os que se hospedaram em hotéis foram os mais
reticentes sobre a experiência.
A pesquisa foi realizada com 2.261 consumidores e 24 famílias pela consultoria
Create With Context1. Além das pessoas que emprestaram dinheiro para
compra da casa própria e das que se hospedaram em hotéis, foram ouvidas aquelas
que compraram produtos eletrônicos e automóveis.