Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carro / Veículo - Carros: manutenção e contas em dia ajudam no controle das finanças 

Data: 05/08/2011

 
 

O carro proporciona conforto, comodidade e é objeto de desejo de grande parte dos brasileiros, além de ser utilizado por muitos como fonte de renda. Ao mesmo tempo, ele representa uma - ou várias - despesas a mais no orçamento familiar: seu custo vai além do combustível e engloba seguros, impostos e manutenção regular.

De acordo com a consultora em saúde financeira e qualidade de vida, Suyen Miranda, o veículo é um dos itens que mais necessitam de atenção em relação ao gerenciamento de valores.

“Um carro bem regulado, com manutenção em dia, impostos em ordem, sem multas e segurado faz com que o dinheiro nele investido traga retorno em satisfação e segurança. Se estiver com problemas, falhas técnicas, descuidado e com um passivo de tributos torna-se fonte de problemas tanto na direção quanto na legislação, ficando muitas vezes até mais caro do que o próprio valor”, aponta a consultora.

Por isso a consultora dá algumas dicas para que você não tenha problemas com seu veículo e o aproveite da melhor maneira possível.

Mecânico de confiança
Em primeiro lugar, é importante procurar um mecânico de confiança e pedir uma avaliação do que precisa ser feito para a segurança e dirigibilidade do veículo. “Consciente do que precisa ser feito, programe-se tanto no ponto de vista de logística – como fazer os deslocamentos do dia a dia – e financeiro (o quanto irá dispender no conserto) para realizar todos os reparos necessários”, diz Suyen.

Cuidado com a documentação
A consultora aconselha que seja feita uma pesquisa no site do Detran para verificar se há débitos em aberto (multas e eventuais despesas). “Se houver, saiba qual o valor e programe o pagamento levando em consideração que toda virada de mês há um acréscimo de juros”, aconselha. “Estes valores – multas, IPVA atrasado e licenciamento – não caducam, portanto terão de ser pagos mesmo que você opte por vender o veículo”, completa.

É hora de trocar de carro?
Antes de comprar outro veículo, é fundamental analisar se é realmente o momento para entrar num financiamento. “Há quem queira trocar somente porque o carro já tem alguns anos, mas está com quilometragem baixa”, lembra Suyan.

Mas é bom não esquecer que um carro novo tem custo adicional de documentação, IPVA, emplacamento e seguro.

Consertar o veículo usado ou trocar por um novo?
A consultora aponta que, muitas vezes, o conserto pode custar bem menos do que se imagina. “As peças de reposição apresentaram redução ao longo do tempo pela entrada de importados oficiais com padrão de qualidade igual ao das peças originais”, diz.

O conserto também pode ser parcelado para dar mais fôlego ao seu orçamento. “Não pense em vender o carro com problemas, pois além de antiético pode gerar custos ainda maiores se comprovado que o vendedor não alertou quanto a graves falhas que comprometem o veículo”, alerta a consutora.

Manutenção periódica e seguro
É importante manter a manutenção do veículo sempre em dia, ressalta a consultora. Além disso, fazer o seguro também garante muito mais tranquilidade e evita um prejuízo enorme em caso de roubo ou acidente. “O seguro faz com que a energia gasta em preocupação com o carro seja usada em atividades mais rentáveis e prazerosas, sem falar que evita um estresse desnecessário, elementos que custam caro ao bolso e ao coração”, ressalta.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Diego Lazzaris Borges
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Modelos de documentosContrato - Honorários
Carreira / EmpregoCasos de descaso
Turismo / ViagensOverbooking, seus direitos e deveres
Investimentos / FundosOnde você pode reclamar como investidor ?
Carreira / EmpregoNão Tema Novas Responsabilidades
Modelos de documentosProcuração modelo para efetuar a locação da nova sede da Empresa
Negócios / EmpreendedorismoQuer sair na frente da concorrência? Pesquisa mostra peso da qualidade
Ações / Bolsa de ValoresFree float, o que é
MotivaçãoDesafios
Análise técnica (ações)Volume+