Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Presentes para os filhos: a dica é não exagerar na dose! 

Data: 18/09/2008

 
 
Nos dias de hoje, em que pais e mães passam a maior parte do tempo no trabalho, é bastante natural certo sentimento de culpa, por não conseguirem dar aos filhos a atenção que merecem.

Porém, é preciso estar atento para não cometer um grave erro por conta disso: presentear a criança de forma exagerada, visando, inconscientemente, compensá-la pela ausência dos responsáveis.

Atenção à educação financeira

Para quem acha que o gesto é inofensivo, e que não há nada demais em pecar pelo excesso, vale a dica: é preciso, desde cedo, pensar na educação financeira do seu filho, e os presentes fora de hora podem atrapalhar muito nesse assunto. Você sabe por quê?

O primeiro ensinamento que você pode dar ao seu filho em finanças, e que será levado por toda a vida dele, é o de saber dar valor ao que possui. Dessa forma, por meio de gestos simples, a criança irá perceber o esforço dos pais para proporcionarem certas coisas, bem como o custo em dinheiro de cada objeto.

Cuidado com os presentes

Se, na sua casa, todo dia é ocasião de oferecer algo material ao seu filho, saiba que este é um caminho perigoso.

Com o passar do tempo, estarão dando brinquedos cada vez mais caros, e ele esperará por isso como se fizesse parte da rotina. Cuidado! Veja abaixo, passo a passo, alguns argumentos que lhe ajudarão a entender melhor a situação:
  • Observe o seu filho. Já percebeu que ele se encanta e fica horas brincando com objetos simples, enquanto aquele triciclo caríssimo que vocês compraram no primeiro aniversário continua encostado na varanda do seu apartamento?
     
  • Lista de presentes. Relacione quantos presentes seu filho recebeu nos últimos tempos. Faça uma lista completa, não esquecendo de mencionar os preços, mesmo que aproximados, caso não se lembre. Vocês terão uma surpresa com o resultado!
     
  • Vestuário. Considere também nesta lista de gastos as roupas. Será que ele vai usar tudo o que você tem comprado?
     
  • Orçamento. Com base nessa lista, veja o quanto vocês gastaram nesse último ano. Está na hora de rever o orçamento e pensar um pouco mais no futuro do seu filho. Portanto, é hora de poupar!
     
  • Diga não à culpa. Vocês, pais, sentem-se culpados pelo pouco tempo dedicado ao filho? Lembrem-se: para a criança, vale muito mais a qualidade da atenção do que a quantidade. Não substitua isso por presentes!
     
  • Trabalho em família. É indicado envolver os parentes, principalmente os avós, nesta "campanha". Presentes podem ser dados sim, mas apenas em datas especiais, e sem exageros! Nada de tabuleiro de futebol de botão ou uma "fábrica de bijuterias" para uma criança pequena! Além dos gastos, existem também os riscos. A dica é optar por brinquedos próprios para cada idade, com indicação específica na embalagem.
     
  • Diga não. Antes de comprar, pensem no orçamento: não fiquem inseguros por dizerem não ao seu filho quando necessário. Mais tarde ele lhes agradecerá pela educação que recebeu, passando isso para futuras gerações.
Procurem aproveitar ao máximo os momentos em família, seja em casa ou em passeios com seu filho. Vocês, pais, se sentirão realizados com essa nova rotina, perceberão seu filho muito mais feliz e seguro e, para completar, ainda aliviarão o estresse do trabalho.

Aos poucos, a criança perceberá que os presentes são para as datas marcantes do ano, como aniversário, dia da Criança ou Natal, por exemplo, e que a companhia dos pais vale muito mais do que qualquer brinquedo. Os momentos felizes precisam ser valorizados. Experimentem!


 
Referência: financaspraticas.com
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Negócios / EmpreendedorismoComunicação interna é estratégia
Negócios / EmpreendedorismoConveniência como diferencial de posicionamento
ImóveisConsumidor deve ter cautela na hora de escolher um imóvel para comprar
ConsumidorPiscina: Sonho de consumo, gera gasto com manutenção de mais de R$ 100 por mês
UtilidadesAtestado de antecedentes criminais
13° salário13º salário: Planeje os gastos antes da entrada da segunda parcela
Carreira / EmpregoVeja como ser um bom colega de trabalho, sem deixar de cumprir suas metas
Banco / Cheque / ContaBancos - O que é um banco e a importância dele para nossa vida.
Negócios / EmpreendedorismoHorário móvel: esta pode ser a chance de ampliar seu dia!
Carreira / EmpregoAdiar a entrada na faculdade para estudar para concurso nem sempre é uma boa ideia