Carreira / Emprego - Estrelas emocionais: são elas que lideram as empresas pioneiras
Imagine uma pessoa que tem um ótimo currículo. Ela consegue ser aceita em um
emprego, mas, depois de um determinado tempo, acaba perdendo a vaga por causa da
inabilidade de lidar com pessoas. Este é um cenário clássico. Por mais que
muitos não acreditem, a inteligência emocional tem peso no mercado de trabalho.
"Durante a formação acadêmica, a ênfase é na razão e na lógica, mas temos que
ter sensibilidade quanto à importância da inteligência emocional", diz o
conferencista internacional e consultor pela Universidade de Ohio (EUA), Omar
Souki, que falou durante o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos).
Para se ter uma idéia, foi feita uma pesquisa com as 500 empresas que mais se
destacam em seus setores, para saber o que fazia com que elas fossem as
melhores. "Foi descoberto que elas eram lideradas por estrelas emocionais".
O que é uma estrela emocional?
De acordo com Souki, é uma pessoa apaixonada pelo que faz, que se dedica, se
entrega e é capaz de empurrar a organização para o sucesso.
Descobriu-se, na pesquisa, que elas contam com cinco habilidades fundamentais em
comum: sabem identificar suas emoções, conseguem administrar as emoções,
conseguem se motivar e motivar as outras pessoas, reconhecem as emoções dos
outros e sabem administrar relacionamentos.
Veja, abaixo, a explicação detalhada para cada uma dessas habilidades:
- Identificar as emoções: envolvidos em um evento ou em uma
discussão, fica difícil saber o que está se passando. A dissociação é a
melhor maneira de conseguir identificar as emoções. "Resgata a sanidade,
para poder se observar e observar o oponente".
- Administrar as emoções: com dedicação e foco concentrado, podemos
chegar ao ponto de gerenciar melhor aquilo que, antes, nos gerenciava: os
sentimentos. É conseguir separar o estímulo da resposta. "Isso depende da
capacidade de dissociação e observação".
- Se motivar e motivar a equipe: podemos saber muito, conhecer
muito, mas se não nos motivarmos, não agimos. "A finalidade da vida não é o
conhecimento, mas a ação". E o grande motivador é o desafio. Se você quer
que a equipe se entregue, coloque metas ambiciosas.
- Capacidade de identificar a emoção do outro: o ser humano precisa
de atenção. O líder precisa compreender o outro, porque quando se dispõe a
isso, passa a ser compreendido. Para perceber as emoções do próximo, não
atente apenas à fala, mas aos sinais do corpo. "A mente racional usa a fala,
enquanto a mente emocional usa mensagens não verbais".
- Administrar os relacionamentos: as estrelas emocionais usam
determinadas chaves para conseguir lidar com as outras pessoas. Elas são as
seguintes: iniciativa, missão, criatividade, ação eficaz, energia incrível e
são congruentes. "Elas pensam, sentem e fazem!".
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