Entre os principais fatores desmotivacionais mais citados pelos profissionais
estão: falta de reconhecimento, relacionamento com a chefia e sobrecarga de
trabalho. Identificar que se está desmotivado por conta de um ou outro fator é o
primeiro passo, o próximo, será fazer algo a respeito.
De acordo com o sócio-diretor da Arvoredo Assessoria em Desenvolvimento, o
coaching João Luiz Pasqual, quanoo o assunto são os fatores desmotivacionais
tudo começa com o relacionamento com a chefia. “Quanto o funcionário não está
contente com a relação que possui com seus superiores, ele começa a prestar mais
atenção em outros elementos que a empresa está falhando com ele, como salário e
horário de trabalho”, pondera Pasqual.
Relacionamento com o chefe
Quando existe um distanciamento entre o chefe e o funcionário, recomenda-se
que o profissional tente se aproximar através de uma conversa. Porém, antes de
tudo, é importante entender qual o perfil do chefe.
De acordo com Pasqual, alguns gestores não dão espaço para conversas e esse
comportamento, muitas vezes, está de acordo com os valores da própria empresa.
“Não adianta você querer conversar, se o ambiente não é aberto o suficiente para
isso”, observa. Quem pode ajudar nesse processo, que tem justamente o papel de
filtrar esse tipo de problema, é a área de Recursos Humanos.
Pasqual ainda lembra que um bom relacionamento com os superiores é uma “via
de mão dupla”, ou seja, avalie também o seu comportamento. Outra dica é prestar
bastante atenção ao tema hierarquia. A lógica é a seguinte: é importante
respeitar o chefe, mas não deixe que o fato de ele estar acima de você,
hierarquicamente falando, te impeça de tentar uma conversa.
Falta de reconhecimento
Pasqual avalia que reconhecimento é algo muito relativo. Há os profissionais
que se satisfazem com reconhecimento que vem através de remuneração, mas há
aqueles que precisam ser prestigiados e ter seus trabalhos elogiados. No
entanto, ainda é a falta de reconhecimento por valores que mais desmotivam os
profissionais.
O importante é observar que tipo de profissional você é, “qual o jogo que
você está jogando”, observa Pasqual. Em outras palavras, se você trabalha
simplesmente pelo salário que vai receber ao final de mês, ter ou não um
trabalho reconhecido não será determinante. Mas, se por outro lado, você precisa
de reconhecimento e a empresa onde você trabalha não supre essa necessidade,
talvez seja hora de procurar outro lugar, levando em consideração que este é um
dos principais fatores desmotivacionais.
Sobrecarga de trabalho
Por fim, outro fator que desmotiva boa parte dos trabalhadores é a
sobrecarga de trabalho. Há duas questões que devem ser consideradas aqui.
Primeiro, observe se você é uma pessoa que sabe falar não. “Apenas aqueles
profissionais que têm valores bem definidos sabem até onde podem e querem ir”,
lembra Pasqual, sugerindo, ainda, que aprender a dizer não é muito importante na
vida profissional.
Em segundo lugar, nem sempre a sobrecarga de trabalho é uma exigência da
empresa, mas, sim, do gestor da sua área. “Muitos chefes workaholics querem que
sua equipe também trabalhe de forma exagerada”, comenta. Uma solução é tentar
trocar de área, ou ter um chefe que não tenha essa de característica.