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Carreira / Emprego - Aversão à liderança: saiba mais sobre ela! 

Data: 12/03/2010

 
 

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”? Caso essa frase tenha sido pronunciada pelo seu chefe ou por algum profissional com cargo superior ao seu, preste atenção! Você pode estar apresentando sintomas de aversão à liderança.

Segundo a psicóloga Clarice Barbosa, pessoas que apresentam dificuldades em receber ordens são imaturas ou gostariam de exercer a função do líder.

“O profissional pode ser comparado a um adolescente rebelde. E isso trará vários problemas para a equipe, para a empresa e principalmente para a carreira dele”, declara Clarice.

É comum também acontecer a rejeição às ordens quando ela parte de um chefe mais novo. Este caso trata-se da chamada "inveja", já que a pessoa não acredita na capacidade profissional do chefe ou se compara a ele.

Sobre os chefes
Esse profissional com aversão à liderança pode encontrar dois tipos de chefe em sua carreira: o mais autoritário e o mais omisso. No caso do mais autoritário, certamente haverá muitos conflitos, que podem acabar em demissão.

Já no caso do chefe mais omisso, pode acontecer uma liderança paralela, se o profissional tiver conhecimentos suficientes na sua profissão. Ele assumirá esse papel, e quem pode ser demitido é o chefe.

Autoritarismo
Normalmente, pessoas com aversão à liderança têm como característica o autoritarismo, mas mesmo assim elas podem apresentar um perfil de líder. “Se as características negativas forem desenvolvidas, o profissional pode se tornar um excelente líder. Mas, para que isso aconteça, o primeiro passo é a pessoa reconhecer as suas dificuldades”, alerta Clarice.

A psicóloga aconselha que o profissional busque ajuda e que aprenda a reconhecer limites, ter mais flexibilidade, tolerância e que desenvolva seu relacionamento interpessoal.

“O profissional precisa aprender, pois em todos os lugares ele vai esbarrar com a hierarquia, a não ser se ele seja dono de uma empresa e, mesmo assim, ele terá de desenvolver essas competências para lidar com clientes, fornecedores e funcionários”, finaliza Clarice.



 
Referência: InfoMoney
Autor: Karla Santana Mamona
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