Está com dificuldade de cumprir as tarefas no trabalho que exigem domínio da
língua inglesa? Não sabe se já é tempo de reciclar os conhecimentos que tem do
idioma? Receberá a visita de um cliente estrangeiro e teme não conseguir se
comunicar?
Inúmeras situações nos fazem questionar em qual nível de inglês, afinal, nos
encontramos. Pensando nisso, a coordenadora de ensino de cursos do CNA, Ana
Lucia Carriel, deu algumas dicas para os profissionais.
Dicas
Em primeiro lugar, ela alerta que, se o profissional tem dificuldade de
desenvolver as tarefas no trabalho, é sinal de que algo está errado. A primeira
recomendação é procurar uma escola de idiomas e pedir para fazer um teste de
nível. Segundo ela, geralmente, as escolas oferecem esse teste gratuitamente e
ninguém é obrigado a se matricular depois de realizá-lo.
Existem ainda testes online. Alguns são pagos, outros não. O problema desses
testes é que se limitam à escrita e a parte oral não é avaliada. "Testes desse
tipo são bem genéricos e simples", opina.
Exames internacionais
Há ainda aqueles testes mais formais, os exames internacionais. Apesar de serem
pagos, o bom deles é que enriquecem o currículo, pois constituem parâmetros
internacionais. Ana Lucia explica que os mais reconhecidos são os de Cambridge e
o TOEFL (Test of English as a Foreign Language).
O Toefl é usado nas universidades dos Estados Unidos e do Canadá. Ele avalia as
habilidades quanto ao inglês norte-americano. É indicado, portanto, para quem
pensa em estudar no exterior. Dependendo do estágio, avalia a leitura, redação e
a habilidade de falar em inglês.
Já os de Cambridge abrem portas para universidades do Reino Unido, EUA,
Austrália e Nova Zelândia. Eles não têm prazo de validade e avaliam o
conhecimento em produção escrita, compreensão e expressão oral. São cinco: KET,
PET, FCE, CAE e CPE, sendo que este último é um teste de proficiência, com alto
grau de dificuldade.
Existem ainda as opções Toeic (Test of English for International Communication),
que é referência para muitas empresas, e Ielts (Internacional English Language
Testing System).
Comunicação
Outro indicativo de que talvez seja hora de uma reciclagem é a dificuldade de se
fazer entender em inglês. Como, por exemplo, em um jantar com clientes
estrangeiros, em que as pessoas pedem para você repetir várias vezes o que fala.
"Quando a comunicação fica difícil, o trabalho é prejudicado", avisa.
Por fim, a coordenadora lembra que ver filmes e ler livros, revistas e jornais
não são parâmetros para avaliar o nível do inglês, uma vez que contam com
recurso visual que facilitam a compreensão. "Mas como forma de aprimoramento
essas ferramentas são, com certeza, válidas. Aliás, a internet oferece muito
recursos nesse sentido. Profissionais da área financeira, por exemplo, podem
exercitar lendo relatórios financeiros em inglês".
O importante mesmo é não desanimar e ter um objetivo definido. Outra
recomendação é manter-se atualizado. "Com o tempo, é normal que as pessoas
regridam quanto ao conhecimento do inglês, mas esse nível nunca é zerado".