"Há alguns anos, as empresas notaram que o blog era um canal de comunicação
poderoso", conta o vice-presidente da Adrenax, grupo que investe em projetos de
internet, Gil Giardelli. De repente, as grandes corporações estavam contratando
blogueiros.
Hoje, para se ter uma idéia de como a profissão cresceu, em um curto espaço de
tempo, já existe um curso para blogueiros. "A profissão ainda não é
regulamentada, mas o primeiro curso, que é oferecido pela JumpEducation
(www.jumpeducation.com.br), já tem 70 inscritos", comenta Giardelli, ao lembrar
que se trata de uma fonte de renda para muitas pessoas.
"No exterior, os jornalistas estão se especializando em blog corporativo. Nos
Estados Unidos e na Europa, esse movimento é muito forte. Um ex-economista do
Banco Mundial conseguiu ganhar US$ 1 milhão com a publicidade em seu blog. Acho
que o motivo para o sucesso é que os textos fogem da linguagem de jornal e, de
alguma forma, transmitem mais sinceridade e transparência aos leitores."
A blogueira bem-sucedida
Luciana Soldi Bullara garante que o blogueiro é bem-remunerado, principalmente
por conta de seu perfil raro. "Por enquanto, as empresas terão dificuldade para
encontrar um blogueiro. A pessoa ideal precisa conhecer o mundo dos blogs, já
que um blog só cresce por meio da interação com outros blogs, saber escrever,
conhecer a empresa com profundidade e ter um conhecimento técnico sobre a web",
diz.
"O blogueiro irá escrever sobre a marca, seus produtos e serviços, ele precisa
estar inserido naquele universo para saber o que escrever, por isso não pode ser
qualquer um. Por isso, acho que o mercado ainda não está preparado para essa
revolução. As empresas não sabem como contratar ou remunerar o blogueiro, nem
mesmo estabelecer objetivos e prazos", acrescenta.
Ela é publicitária, gerente de contas da Realmedia Latin América e blogueira.
Sempre gostou de mídias digitais. Sua história começou quando resolver ser
consultora da Natura - como são denominadas as revendedoras dos produtos da
marca. "Me aproximei do universo deles e dos valores da empresa. Fiquei com
vontade de escrever sobre assuntos relacionados. Assim surgiu o blog Movimento
Natura, no qual falo de sustentabilidade, responsabilidade social, beleza, mas
longe dos estereótipos descritos nas tradicionais revistas femininas, saúde, etc",
conta.
"Em junho do ano passado, a Natura me ligou. A empresa havia contratado um
consultor de internet argentino, que enxergou no meu blog um modelo que poderia
dar certo para eles. Fui contratada e, em agosto, lançamos o blog da Campanha
Chronos. Foi legal. A vida útil dele era definida, deveria acabar em novembro,
mas eles estenderam até janeiro", afirma.
Potencial
Para Luciana, os blogs têm um potencial enorme no sentido de atração de
leitores, graças à personificação dos textos, que parece criar uma relação de
transparência com o leitor, que pode deixar comentários. "A interação é maior,
assim como a liberdade editorial, porque nos blogs não há textos, mas simples
conversas."
Gil Giardelli acredita que, para ser um blogueiro de sucesso, é preciso "blogar"
muito, escrever sobre o que gosta, no que acredita, conhecer o leitor e a
empresa. Mas alerta que a empresa precisa descobrir o blogueiro, por isso,
recomenda que ele não saia por aí fazendo propostas. "Por ser algo novo, as
empresas têm medo de perder o controle."