Carreira / Emprego - Sucesso na carreira depende de boa dose de bom humor; saiba o motivo
Para entender por que o bom humor se tornou essencial para o sucesso na
carreira, é preciso desvendar o mercado corporativo atual. Há muita pressão por
qualidade e resultados e um tempo cada vez mais escasso.
"Todo mundo acumula papéis e vai além de sua função", explica a sócia da SEC
Talentos Humanos, Vivian Maerker. "A rotina, além disso, é feita de muitos
imprevistos. Ninguém termina o dia como havia idealizado".
Daí a valorização do positivismo e do bom humor como competências
comportamentais, que até mesmo são avaliadas em processos seletivos. A atitude
favorável frente às dificuldades também é chamada por especialistas de
resiliência. É a capacidade de retornar ao seu estado normal mesmo depois de
receber uma má notícia.
"O profissional que fica emocionalmente desequilibrado, quando surgem
imprevistos e problemas, toma decisões e atitudes que acabam não sendo as
melhores", garante Vivian.
Quem trabalha feliz trabalha direito
Para o diretor-executivo do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento
Intelectual), Dieter Kelber, quando alguém trabalha infeliz não trabalha
direito. "A cabeça fica em outros lugares", afirma ele, ao lembrar que as
empresas sabem da importância do positivismo para a produtividade.
"Se alguém está com problemas em casa, por exemplo, irá levá-los para a empresa
e o contrário também acontece. Não temos um botão que nos desliga dos problemas.
Por isso, algumas empresas dão assistência à família dos funcionários, bem como
oferecem acompanhamento com psicólogo e coach. Elas têm uma percepção de que é
preciso "tratar", antes que o profissional "contamine" a equipe", explica
Kelber.
Ele enfatiza que trabalhar com bom humor significa ser otimista. "Com menos
estresse, conseguimos produzir mais", afirma ele. Para Vivian, os profissionais
precisam ter foco, e o foco depende do otimismo. "Caso contrário, no longo
prazo, eles sentirão os efeitos negativos. Nós temos um limite físico e
psicológico. Sem positivismo, ficamos estressados e corremos o risco de
explodir, cedo ou tarde".
"As empresas querem gente de bem com a vida, automotivadas, com vontade de fazer
acontecer, independentemente das barreiras que aparecem. O certo é que as
dificuldades vão aparecer", sublinha a sócia da SEC Talentos Humanos. "Se alguém
não sabe usar o power point, um colega ensina. Se alguém não sabe inglês, pode
fazer um curso. Mas o positivismo, a motivação e o envolvimento vêm de dentro da
pessoa".
Tudo numa boa
O positivismo é ainda mais importante para líderes. Imagine se, diante de
qualquer problema, o gestor da equipe tem um colapso nervoso ou fica estressado
e descarrega em seus subordinados, acabando com o positivismo deles. Certamente,
isso pode comprometer a produtividade. "Ajuda muito o líder comunicar os fatos
aos demais de forma positiva", garante Kelber.
O bom humor é ainda fundamental para quem lida com o público e tem a ver com
carisma, o que é lógico: você prefere ser atendido por uma pessoa simpática ou
de mau humor? O diretor do Insadi finaliza lembrando que o sorriso é de graça.
"O que é bom humor? É ter energia positiva, ser uma pessoa bola para frente, um
ombro amigo. É encarar a vida com alegria e ver o lado bom das situações e das
pessoas. Assim, tudo flui, não só na vida profissional como também na pessoal".
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