Quem acha que convencer os outros por meio de palavras e falar com segurança
é tarefa impossível está enganado. Se expressar bem depende do esforço de cada
um. Na realidade, estamos falando de um exercício de profunda análise de seus
próprios trejeitos e das atitudes do receptor.
Para gerar credibilidade, não é suficiente estruturar o discurso ou dominar o
assunto. De acordo com Sttella Gulo Baster, consultora e sócia-diretora da Talk
Stick, que ministra cursos de expressão verbal, tudo está intimamente ligado: o
ritmo e o tom de suas falas, os gestos, a posição em que projeta a coluna e a
forma como algumas palavras são acentuadas.
Dicas
Em primeiro lugar, não fale em um único ritmo. Isso causa desinteresse. Além
disso, não fale rápido demais. As pessoas que fazem isso esquecem de pronunciar
a última sílaba das palavras. A segunda recomendação é: seja coerente. Isto é,
esteja 100% comprometido com o que está sendo dito.
A "tonificação" correta das palavras é igualmente importante. Por meio dela,
segundo Sttella, é possível minimizar informações aparentemente negativas, ou
acentuar outras, com o discurso estratégico. Dependendo da situação, falar em um
tom alto e agudo, por exemplo, pode denotar irritação ou extrema alegria.
Outra dica é utilizar pausas de forma sábia. Elas permitem a ênfase a algumas
informações. Entretanto, saiba que todo cuidado é pouco: pausas mal colocadas
transmitem insegurança. Ao falar, esteja atento às mensagens passadas pelo
ouvinte. A forma de olhar e se sentar pode ser um aviso de que a conversa está
chata.
Gestos
Sua postura e atitudes também dizem muito, mas não existem regras rígidas.
Cruzar os braços é sinal de desinteresse? Nem sempre. Se a pessoa cruza os
braços, mas olha para o próximo com animação, é possível que haja, na realidade,
interesse de sobra.
Tome cuidado com a maneira como olha para o relógio, especialmente ao dar
palestras, fazer apresentações ou participar de reuniões. Falando em reuniões,
não force uma postura elegante, como a maioria das pessoas costuma fazer.
Projetar levemente a coluna para a frente dá a entender que está interessado na
conversa. E cuidado, também, para não ficar encostado na cadeira, que significa
que você está à vontade em demasia.
Ainda durante reuniões, evite ficar com as mãos cruzadas sobre a mesa. Sobretudo
na hora de negociar. As mãos cruzadas são um ícone religioso. Significa que você
está rezando, isto é, implorando pela negociação de sucesso. Se fizer isso
durante uma entrevista de emprego, dará a impressão de que está desesperado.