Recém formado, você se prepara para a sua primeira reunião no novo emprego, e
não tem a mínima idéia de como se comportar. Terminada a reunião, você não sabe
ao certo como proceder, será que tenho que fazer alguma coisa? Ou devo esperar
até alguém me chamar e dar instruções sobre o que fazer?
Na dúvida, o melhor a fazer nessas horas é identificar alguém dentro do grupo
que possa funcionar como seu mentor. Isso não precisa ser um processo formal, e
o mentor não precisa ser a pessoa mais experiente do escritório, mas alguém que
já passou pela situação em que você se encontra, e que pode ajudá-lo nos
primeiros passos do novo emprego.
Mais do que treinamento, direção!
Um mentor é mais do que alguém que irá treiná-lo nas tarefas que você tem
que fazer, é alguém que não só tem conhecimento sobre a área em que atua, que
sabe ouvir, e que, sobretudo, desafia você a atingir seu potencial máximo, ao
mesmo tempo em que concede apoio quando necessário. Além disso, o mentor é
alguém que está preparado para ouvir e tentar ajudá-lo a superar seus desafios
pessoais e profissionais.
Essa não precisa ser uma relação formal, ou definida no papel, mas sim uma
relação de confiança, na qual você sabe que pode contar com a pessoa para
ajudá-lo a resolver os seus problemas, e criticar, de forma construtiva, o
trabalho que está fazendo. Essa é uma relação que se desenvolve aos poucos, mas
que deve, sobretudo, ser pautada na confiança.
O que caracteriza um bom mentor?
Mas quem pode se qualificar para ser seu mentor? Procure alguém que é
respeitado dentro da empresa, e isso pouco tem a ver com nível hierárquico, já
que muitos profissionais são respeitados porque sabem o que fazem, e não têm
medo de compartilhar conhecimento com os demais. Outro ponto: esta pessoa também
tem conhecimento técnico elevado ou uma capacidade de se relacionar bem com as
pessoas, que possibilita uma maior facilidade de integração.
Porém é importante que você mantenha a cabeça aberta e que aceite as críticas
que o seu mentor fizer ao seu trabalho. Caso contrário, você não ganha com o
processo, e muito menos aprende com ele. O mentor não deve destruir a sua
auto-estima, mas deve ser duro para apontar erros quando necessário, e ensiná-lo
como se portar e trabalhar na empresa.
Empurrãozinho a mais
Se tudo der certo, o mentor não só irá ajudá-lo a superar os primeiros meses
no trabalho, como também apoiará o seu crescimento na empresa, reconhecendo
quando você está fazendo um bom trabalho e assegurando que as pessoas que não
estão diretamente envolvidas com as suas atividades fiquem sabendo disso.
Encontrar um bom mentor não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, em que as
pessoas estão cada vez mais competitivas e pouco dispostas a ajudar no
treinamento dos novos profissionais, mas pode ser um grande diferencial no seu
crescimento profissional. Portanto, vale a pena o esforço de tentar encontrar
alguém assim na empresa em que trabalha.