Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Filhos - Consumista desde pequeno? Veja como tornar seu filho financeiramente responsável 

Data: 26/01/2009

 
 
Cuidar do dinheiro é matéria que se deve aprender desde a infância e cabe aos pais a árdua tarefa de ensiná-la. Contudo, alertam os especialistas, a primeira lição, e também a mais importante, é para os adultos e não para os pequenos.

Se você não consegue resistir a um pequeno luxo todas as vezes que faz compras, ou, quando fica deprimido, vai ao shopping, compra alguma coisa e se sente melhor, saiba que suas ações servem de modelo para os seus filhos.

"Suas ações estabelecem padrões de comportamento, e as crianças geralmente imitam os pais quando começam a aprender sobre a vida", relata em seu livro "Ensine seu Filho a Cuidar do Dinheiro" (Editora Gente) a autora norte-americana Susanna Stuart.

A professora da FGV (Fundação Getulio Vargas), Virene Matesco, concorda e completa: "os pais só podem ensinar aquilo que aprenderam, portanto, se a pessoa não tiver uma auto-educação financeira, a criança dificilmente terá."

Não se torne um refém
A professora lembra ainda que, por culpa, pela falta de tempo ou mesmo por comodismo, muitos pais acabam se tornando reféns dos próprios filhos, cedendo a todos os pedidos da criança, o que contribui para que o pequeno se transforme em um grande consumista no futuro.

"Alguns pais até se endividam para agradar aos filhos. Dessa forma, a criança não aprende a ter limites. É necessário ensinar que o dinheiro tem um custo, fazer a criança refletir. Pergunte se aquilo que ela quer é realmente importante e a faça explicar o motivo", sugere Matesco.

Mesada
A mesada, na visão das especialistas, pode se tornar uma boa aliada na hora de educar os filhos financeiramente. Contudo, se mal aplicada, o efeito será o contrário. "Se os pais estabelecem que a criança tem direito a uma determinada quantia mensal, eles terão que ser firmes e não dar dinheiro, caso o filho gaste tudo o que recebeu no primeiro dia", observa a professora da FGV.

Além disso, é preciso perceber o momento certo de introduzir o benefício. De acordo com o texto de Susanna, por volta dos sete ou oito anos, as crianças começam a demonstrar interesse por ter algum tipo de renda. Entretanto, os pais devem observar se elas já reconhecem as diferentes moedas, se sabem contar, somar e subtrair e se já possuem o hábito de pedir coisas para elas durante as compras.

A autora alerta ainda que é muito importante que os pais ensinem os filhos a fazer um orçamento e relacionem os itens nos quais o dinheiro pode ser gasto. Porém, apenas isso não basta. Tais atitudes devem estar associadas às seguintes orientações:
  • Baseie a mesada em seu orçamento e no valor de mercado das mesadas pagas pelas famílias da escola de seu filho. Não dê mesadas altas demais;
     
  • Você pode associar tarefas especiais à mesada de seu filho, mas não tarefas cotidianas nem o desempenho escolar;
     
  • Seja coerente e mantenha as regras combinadas;
     
  • Pague pontualmente e evite empréstimos;
     
  • Elogie seus filhos por administrarem bem suas finanças e compras.
Poupar é importante
Além de aprender a gastar, as crianças também devem aprender a poupar. Neste sentido, Virene sugere aos pais que orientem os filhos a guardar um valor mensal, explicando que isto multiplica o dinheiro, que poderá ser utilizado no futuro.

Para ajudar nesta tarefa, a autora norte-americana aconselha aos pais que ajudem seus filhos a estabelecer metas, pois isto fará com que sejam melhores poupadores. E, caso haja resistência, diz ela, ofereça um bônus à criança quando ela atingir as metas estabelecidas.


 
Referência: InfoMoney
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoCom equipes jovens, líder tem trabalho redobrado, diz especialista
MotivaçãoLíder não deve ser o culpado pela desmotivação no trabalho
ImóveisAs medidas cautelares de produção de provas
Modelos de documentosDiligências ao juiz meretíssimo juiz de direito da (XX)ª vara criminal da comarca de (...................)
Finanças pessoaisPlanejamento financeiro: fundamental para toda a vida
Carreira / EmpregoGerente de facilidades: conheça a profissão!
Modelos de documentosDirigindo-se às autoridades: Requerimento para instauração de inquérito policial
Modelos de documentosProcuração para promover saque do FGTS
Economizar / PouparNa hora de trocar a mobília, pequenas medidas podem fazer diferença no bolso
AluguelDespesas: O inquilino pode cobrar do locador as despesas com consertos de segurança no imóvel?