Como agir - Compras por telefone: Tire suas dúvidas
Comprei um produto pelo telefone, mas me arrependi.
Posso devolver e ter o dinheiro de volta?
Sim. Mas você tem apenas sete dias para exercer esse direito. A contagem começa
a partir de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.
Posso fazer o pedido de cancelamento pelo telefone?
Não é recomendável. O ideal é fazer por escrito e sempre com comprovação (carta
com aviso de recebimento, protocolo, extrato do fax etc). Pelo telefone, o
consumidor não tem como provar que fez o contato.
Devolvi a compra feita por telemarketing, mas o fornecedor só me devolveu
parte do dinheiro, alegando gastos extras. É correto?
O fornecedor tem direito apenas de cobrar uma taxa referente ao frete da
mercadoria.
Comprei um liqüidificador há um mês, só agora descobri que ele não funciona.
O que fazer?
O Código de Defesa do Consumidor dá prazos de 90 dias para reclamar de defeitos
em serviços e produtos duráveis. Se o defeito do produto não for aparente, o
prazo começa a valer a partir do momento em que o problema se evidenciar.
O que fazer quando a reclamação não é atendida pela empresa?
Se o contato amigável com o fornecedor não surtir efeito, o jeito é apelar para
o Procon ou procurar o Juizado de Pequenas Causas, que atuarão na resolução do
problema.
Comprei um produto que causou a queda de cabelos. Quais são os meus direitos?
Dinheiro de volta e indenização por danos morais. Os gastos com atendimento
médico e remédios também devem ser ressarcidos
Como saber se o medicamento que comprei pelo telefone tem registro no
Ministério da Saúde?
Você pode ligar para o Disque Saúde (0800-611997) ou para o Centro de Vigilância
Sanitária do seu Município ou Estado.
A embalagem do remédio traz um número de registro. Mesmo assim devo
desconfiar?
Se o produto não foi indicado pelo médico, sim. O número pode ser falso
Na propaganda, o produto prometia resultados que não ocorreram. O que fazer?
Se as instruções foram seguidas corretamente, se trata de publicidade enganosa,
o que é crime. Nesse caso, a pessoa deve procurar o Departamento do Polícia do
Consumidor (Decon), que irá abrir um inquérito e investigar o caso.
Mas o Decon irá resolver o meu problema?
Não, a delegacia especializada irá apurar se houve crime. Para a resolução do
problema - com a troca do produto com defeito ou a reparação de danos morais e
materiais causados - o caso deve ser encaminhado ao Procon ou à Justiça.
É seguro fazer compras pelo telemarketing e pagar com cartão de crédito?
Depende da empresa. Se você nunca ouviu falar dela, a não ser pelo comercial,
seu endereço não é divulgado e o produto é vendido como 'milagroso', desconfie.
A empresa pode estar agindo de má-fé
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