Características intrínsecas das mulheres fazem com que elas sejam mais
eficazes como vendedoras. Ao menos esta é a opinião do professor de MBA (Master
Business Administration) da FGV e especialista em Vendas e Marketing, Cláudio
Tomanini.
Como herança pré-histórica, as mulheres são biologicamente programadas para
proteger os filhos e, por isso, desenvolvem uma visão periférica, o que é uma
arma nas vendas.
“Com mais pessoas em um ambiente ou em eventos sociais, as mulheres são
capazes de identificar oportunidades em todo o seu redor, dosando conversas e
otimizando o tempo de contato com cada interlocutor. Por isso, elas são
excelentes na ampliação do networking”, afirmou.
Características
As mulheres são mais sensíveis, característica que nasceu do instinto
feminino de cuidar e que se torna extremamente importante na hora de lidar com
diferentes perfis de clientes. A emoção que está ligada às mulheres, enquanto a
razão é relacionada ao homem, também ajuda na área de vendas.
“Atender a um cliente com emoção aumenta as chances do vendedor de
proporcionar uma verdadeira experiência de compra e não uma simples transação
comercial”, disse Tomanini, para quem a emoção ajuda na geração de um
relacionamento, fundamental para manter a fidelidade do cliente.
Por estarem condicionadas a compreender as necessidades da família, as
mulheres desenvolveram a capacidade de ler nas entrelinhas as atitudes e
linguagem corporal das pessoas. Assim, durante uma venda, ela pode se alinhar
mais rapidamente ao cliente, atendendo às suas necessidades.
Isso é importante porque, segundo o professor da FGV, vender apenas pelas
características do produto não é suficiente, sendo que o foco deve ser nas
necessidades do consumidor. Para isso, é preciso saber ouvir, o que as mulheres
sabem fazer. “Ouvir é uma condição básica nas vendas”.