A internet pode ser uma boa ferramenta para não estourar o orçamento na hora
das compras do mês, afinal, ao fazer compras em hipermercados virtuais é mais
fácil seguir à risca a lista de produtos necessários e evitar as tentações das
guloseimas, campanhas de marketing e embalagens atraentes que são verdadeiras
armadilhas nos supermercados físicos. Além disso, é mais fácil, ao perceber que
o valor final da compra está ficando maior do que o planejado, escolher
tranquilamente quais produtos devem ser retirados e quais serão mantidos.
No entanto, apesar das vantagens é preciso tomar cuidado. "Na internet você não
vê a embalagem com tanta riqueza de detalhes, não tem amostras para experimentar
e induzir à compra, mas os estabelecimentos on-line usam de uma ferramenta que
identifica as preferências do cliente. Assim, quando a pessoa loga no sistema,
eles colocam na home uma série de produtos que agradam aquela pessoa, ou seja,
também há a tentativa de induzir a compra por impulso", explica o professor de
comportamento do consumidor da Ebap-FGV, Eduardo Ayrosa.
Além disso, o professor alerta para outro cuidado que deve ser observado. "A
internet é bastante boa para produtos do dia-a-dia, pois a pessoa pode, sim,
disciplinar suas escolhas, no entanto, para produtos de maior valor agregado,
como vinhos, por exemplo, o resultado pode ser reverso. Como a rede oferece uma
série de informações, o cliente pode acabar seduzido e gastando mais para
comprar um produto mais caro do que o que ele pretendia adquirir", explica.
Frete
O frete não costuma ser um empecilho para a compra virtual. Para entregar
dentro da Grande São Paulo, os supermercados cobram cerca de R$ 12. O valor
acaba sendo semelhante ao gasto com a gasolina e estacionamento, e muitas vezes
é bem menor que o valor economizado com os supérfluos que deixaram de ser
adquiridos.
Porém, assim como em outras compras virtuais, é preciso atenção. Como você não
está em contato com o produto, apenas com uma imagem dele, é possível que,
quando a mercadoria seja entregue, nem tudo esteja perfeito. "O consumidor deve
conferir as compras no momento da entrega e checar se não há embalagens
rasgadas, amassadas ou danificadas. Se houver, ele tem todo o direito de exigir
a devolução".
Além disso é preciso ter cuidado ao comprar produtos que possam ser facilmente
deteriorados. "Legumes, frutas e verduras são muito delicados. Se você tiver
dúvidas sobre o cuidado que o mercado destinará às suas compras, prefira comprar
essas coisas no local", aconselha Ayrosa.