Se antes as empresas consideravam que apenas um "alto salário" era razão
suficiente para reter um bom profissional, hoje a realidade organizacional já
constatou que os colaboradores esperam algo a mais das empresas onde atuam. Não
são raros os casos de talentos humanos que recusaram propostas tentadoras e
quando questionados o que os levou a tomar essa decisão, as respostas convergem
a um denominador: eles se sentem motivados com as atividades que desempenham e
com conjunto de ações adotadas pelas companhias em que atuam.
Contudo, isso não ocorre por acaso. É preciso que a organização esteja ciente
de quando e onde investir. Nesse momento, a presença da área de Recursos Humanos
torna-se fundamental para que os investimentos estratégicos sejam realizados com
foco, pois isso aumentará as chances um retorno positivo das ações adotadas e
ganho de tempo, é claro.
Desde que foi fundada, há mais de 60 anos, a empresa Bimbo sempre teve a
preocupação de manter os seus profissionais satisfeitos com o ambiente de
trabalho e para isso, atua em várias "frentes motivacionais". Quando chegou ao
Brasil em março de 2001, a mesma filosofia foi aplicada em território nacional.
Mas foi em 2003 que o desenvolvimento de pessoas chegou ao seu auge e o trabalho
na organização tem sido mantido e a equipe de RH tem realizado atividades para
obter resultados sempre positivos. "A partir de 2003. o desenvolvimento de
pessoas passou a ganhar mais corpo e hoje motivar os profissionais é algo que
está inserido em nossa cultura organizacional", explica Patrícia Victor, gerente
de Recursos Humanos da Bimbo do Brasil.
Fundado em 1945, no México, o Grupo Bimbo é hoje uma das maiores empresas de
panificação do mundo, com um faturamento da ordem de US$ 7,5 bilhões em 2008.
Com mais de 100 plantas e 800 centros de distribuição localizados em 18 países
da América, Europa e Ásia, conta com mais de 100 mil colaboradores e um
portfólio composto por mais de 150 marcas de prestígio e cerca de 5000 produtos.
No Brasil, desde 2001, quando assumiu duas tradicionais marcas Pullman e Plus
Vita, a empresa possui mais de 4.400 colaboradores em seis fábricas presentes
nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além de Pullman e Plus Vita, é detentora
das marcas Nutrella, Ana Maria, Bisnaguito, Firenze e Laura.
De acordo com a gerente de RH, a Bimbo do Brasil investe maciçamente em ações
motivacionais porque acredita que um colaborador mais satisfeito com seu
trabalho e, consequentemente, com mais qualidade de vida apresentará melhorias
no desempenho. Por essa razão, a empresa trabalha em duas vertentes: a formação
técnica e pessoal.
"Quando o funcionário está mais feliz com o que faz, todos ganham porque a
organização tende a crescer cada vez mais. Temos em nossa cultura que quando o
funcionário deixa nossa empresa, ele sairá melhor do que chegou", comenta
Patrícia Victor, ao afirmar que a empresa considera-se uma grande engrenagem e
que precisa contar os melhores talentos do mercado. Para que isso se torne uma
realidade, a companhia ganha um importante apoio da área de comunicação interna,
uma vez que cabe a esse setor mostrar o quanto a direção se preocupa em manter
sua equipe motivada.
Inclusive, ela comemora o percentual de satisfação dos colaboradores em
relação à organização: 86%, para um universo aproximado de 4.400 profissionais.
Vale salientar que esse resultado foi obtido através da pesquisa de clima
organizacional.
Pesquisa de Clima na prática - No final de cada semestre, a
área de Recursos Humanos realiza uma mostra com 30% do público interno. No final
do ano, a pesquisa conta com a participação de 100% dos funcionários. Esse
trabalho é feito para que a organização tenha uma visão real de que está
realizando ações corretas e que os resultados das atividades são realmente
satisfatórios. "Nos preocupamos muito em trabalhar focados nas necessidades dos
nossos profissionais. A partir da pesquisa de clima, elaboramos um plano laboral
que consiste em traçar as ações que cada área da empresa irá desenvolver e quais
os focos que precisam ser desenvolvidos", complementa Patrícia Victor.
Fatores pesquisados - A PCO da Bimbo do Brasil trabalha oito
fatores:
1 - Exercício de liderança.
2 - Comunicação.
3 - Desenvolvimento.
4 - Segurança e saúde.
5 - Higiene e limpeza.
6 - Serviços de Gestão de Pessoas.
7 - Representatividade sindical.
8 - Identificação e satisfação dos profissionais com base na visão e nos valores
da empresa.
Os resultados dos investimentos motivacionais da Bimbo do Brasil têm sido
satisfatórios porque a organização trabalha a partir das necessidades das
pessoas e das áreas em que elas atuam. Graças à PCO, por exemplo, a empresa
constatou a necessidade de reformar o vestiário e o refeitório. Também se
construiu uma área de lazer que possui um campo de futebol, destinado aos
funcionários.
Portas Abertas - Outro aspecto relevante da Gestão de
Pessoas da companhia é a adoção da política de portas abertas, onde a área de
Recursos Humanos participa de reuniões periódicas com os colaboradores. Dentro
desse contexto, os canais de comunicação interna da empresa dão um forte
respaldo ao trabalho, divulgando as ações da Bimbo e tirando possíveis dúvidas
que possam surgir entre os profissionais. "As decisões que afetarão diretamente
os profissionais, só são adotadas depois que as pessoas são ouvidas. Afinal, o
RH foca as ações para eles, os profissionais da organização", salienta Patrícia
Victor, ao acrescentar que é muito gratificante saber que o trabalho da área de
RH é reconhecido e aprovado pelos demais colaboradores - fato que tem
contribuído para a redução do absenteísmo e da rotatividade de talentos.
Algumas atividades motivacionais - A política de Gestão de
Pessoas da Bimbo funciona como uma grande engrenagem, pois todos os
departamentos estão diretamente envolvidos, principalmente no que se refere à
satisfação do cliente interno. Dessa forma, através da coordenação área de RH
outros setores também fazem parte das atividades direcionadas à motivação
organizacional.
Várias são as ações adotadas pela organização, dentre as quais se destacam
atividades desenvolvidas para valorizar datas comemorativas como, por exemplo:
Semana das Mulheres Bimbo, Páscoa, Dia Mundial do Consumidor, Mês da Leitura,
Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Além dessas, outras atividades
são programadas com foco nos colaboradores. Como exemplos, podem ser citadas:
* Curso de Líder - Permite que as lideranças saibam o que se
espera delas para a construção da empresa que o Grupo Bimbo deseja. Nesse
trabalho é realizada a identificação e a aplicação prática da filosofia da
companhia, através do exercício do gestor em sua equipe de trabalho.
* O CUSUPE - Curso de Desenvolvimento Pessoal que promove aos
participantes a oportunidade de refletir e analisar os aspectos transcendentes
de seu desenvolvimento integral como pessoa. Essa ação serve como apoio para a
elaboração de metas pessoais concretas nas áreas básicas de vida.
* Jogos de Negócio - Um evento que permite aos profissionais
ampliar a sua visão de negócio, por meio de um jogo dinâmico com situações do
cotidiano organizacional.
* Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Esse
treinamento ensina os princípios de eficácia apresentados no livro de negócios
de mesmo, de autoria de Stephen R.Covey. Ensina como equilibrar todos os
aspectos da vida profissional e pessoal. Através desse trabalho, o participante
tem a oportunidade de: realizar avaliações críticas de si e se tornar mais
influente e respeitado; substituir o cansaço por altos níveis de satisfação
pessoal e aumentar a autoconfiança, a produtividade e a qualidade no trabalho.