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Motivação - Um diferencial expressivo para empresas e profissionais 

Data: 27/04/2009

 
 

Se antes as empresas consideravam que apenas um "alto salário" era razão suficiente para reter um bom profissional, hoje a realidade organizacional já constatou que os colaboradores esperam algo a mais das empresas onde atuam. Não são raros os casos de talentos humanos que recusaram propostas tentadoras e quando questionados o que os levou a tomar essa decisão, as respostas convergem a um denominador: eles se sentem motivados com as atividades que desempenham e com conjunto de ações adotadas pelas companhias em que atuam.

Contudo, isso não ocorre por acaso. É preciso que a organização esteja ciente de quando e onde investir. Nesse momento, a presença da área de Recursos Humanos torna-se fundamental para que os investimentos estratégicos sejam realizados com foco, pois isso aumentará as chances um retorno positivo das ações adotadas e ganho de tempo, é claro.

Desde que foi fundada, há mais de 60 anos, a empresa Bimbo sempre teve a preocupação de manter os seus profissionais satisfeitos com o ambiente de trabalho e para isso, atua em várias "frentes motivacionais". Quando chegou ao Brasil em março de 2001, a mesma filosofia foi aplicada em território nacional. Mas foi em 2003 que o desenvolvimento de pessoas chegou ao seu auge e o trabalho na organização tem sido mantido e a equipe de RH tem realizado atividades para obter resultados sempre positivos. "A partir de 2003. o desenvolvimento de pessoas passou a ganhar mais corpo e hoje motivar os profissionais é algo que está inserido em nossa cultura organizacional", explica Patrícia Victor, gerente de Recursos Humanos da Bimbo do Brasil.

Fundado em 1945, no México, o Grupo Bimbo é hoje uma das maiores empresas de panificação do mundo, com um faturamento da ordem de US$ 7,5 bilhões em 2008. Com mais de 100 plantas e 800 centros de distribuição localizados em 18 países da América, Europa e Ásia, conta com mais de 100 mil colaboradores e um portfólio composto por mais de 150 marcas de prestígio e cerca de 5000 produtos. No Brasil, desde 2001, quando assumiu duas tradicionais marcas Pullman e Plus Vita, a empresa possui mais de 4.400 colaboradores em seis fábricas presentes nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Além de Pullman e Plus Vita, é detentora das marcas Nutrella, Ana Maria, Bisnaguito, Firenze e Laura.

De acordo com a gerente de RH, a Bimbo do Brasil investe maciçamente em ações motivacionais porque acredita que um colaborador mais satisfeito com seu trabalho e, consequentemente, com mais qualidade de vida apresentará melhorias no desempenho. Por essa razão, a empresa trabalha em duas vertentes: a formação técnica e pessoal.

"Quando o funcionário está mais feliz com o que faz, todos ganham porque a organização tende a crescer cada vez mais. Temos em nossa cultura que quando o funcionário deixa nossa empresa, ele sairá melhor do que chegou", comenta Patrícia Victor, ao afirmar que a empresa considera-se uma grande engrenagem e que precisa contar os melhores talentos do mercado. Para que isso se torne uma realidade, a companhia ganha um importante apoio da área de comunicação interna, uma vez que cabe a esse setor mostrar o quanto a direção se preocupa em manter sua equipe motivada.

Inclusive, ela comemora o percentual de satisfação dos colaboradores em relação à organização: 86%, para um universo aproximado de 4.400 profissionais. Vale salientar que esse resultado foi obtido através da pesquisa de clima organizacional.

Pesquisa de Clima na prática - No final de cada semestre, a área de Recursos Humanos realiza uma mostra com 30% do público interno. No final do ano, a pesquisa conta com a participação de 100% dos funcionários. Esse trabalho é feito para que a organização tenha uma visão real de que está realizando ações corretas e que os resultados das atividades são realmente satisfatórios. "Nos preocupamos muito em trabalhar focados nas necessidades dos nossos profissionais. A partir da pesquisa de clima, elaboramos um plano laboral que consiste em traçar as ações que cada área da empresa irá desenvolver e quais os focos que precisam ser desenvolvidos", complementa Patrícia Victor.

Fatores pesquisados - A PCO da Bimbo do Brasil trabalha oito fatores:
1 - Exercício de liderança.
2 - Comunicação.
3 - Desenvolvimento.
4 - Segurança e saúde.
5 - Higiene e limpeza.
6 - Serviços de Gestão de Pessoas.
7 - Representatividade sindical.
8 - Identificação e satisfação dos profissionais com base na visão e nos valores da empresa.

Os resultados dos investimentos motivacionais da Bimbo do Brasil têm sido satisfatórios porque a organização trabalha a partir das necessidades das pessoas e das áreas em que elas atuam. Graças à PCO, por exemplo, a empresa constatou a necessidade de reformar o vestiário e o refeitório. Também se construiu uma área de lazer que possui um campo de futebol, destinado aos funcionários.

Portas Abertas - Outro aspecto relevante da Gestão de Pessoas da companhia é a adoção da política de portas abertas, onde a área de Recursos Humanos participa de reuniões periódicas com os colaboradores. Dentro desse contexto, os canais de comunicação interna da empresa dão um forte respaldo ao trabalho, divulgando as ações da Bimbo e tirando possíveis dúvidas que possam surgir entre os profissionais. "As decisões que afetarão diretamente os profissionais, só são adotadas depois que as pessoas são ouvidas. Afinal, o RH foca as ações para eles, os profissionais da organização", salienta Patrícia Victor, ao acrescentar que é muito gratificante saber que o trabalho da área de RH é reconhecido e aprovado pelos demais colaboradores - fato que tem contribuído para a redução do absenteísmo e da rotatividade de talentos.

Algumas atividades motivacionais - A política de Gestão de Pessoas da Bimbo funciona como uma grande engrenagem, pois todos os departamentos estão diretamente envolvidos, principalmente no que se refere à satisfação do cliente interno. Dessa forma, através da coordenação área de RH outros setores também fazem parte das atividades direcionadas à motivação organizacional.

Várias são as ações adotadas pela organização, dentre as quais se destacam atividades desenvolvidas para valorizar datas comemorativas como, por exemplo: Semana das Mulheres Bimbo, Páscoa, Dia Mundial do Consumidor, Mês da Leitura, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. Além dessas, outras atividades são programadas com foco nos colaboradores. Como exemplos, podem ser citadas:

* Curso de Líder - Permite que as lideranças saibam o que se espera delas para a construção da empresa que o Grupo Bimbo deseja. Nesse trabalho é realizada a identificação e a aplicação prática da filosofia da companhia, através do exercício do gestor em sua equipe de trabalho.
* O CUSUPE - Curso de Desenvolvimento Pessoal que promove aos participantes a oportunidade de refletir e analisar os aspectos transcendentes de seu desenvolvimento integral como pessoa. Essa ação serve como apoio para a elaboração de metas pessoais concretas nas áreas básicas de vida.
* Jogos de Negócio - Um evento que permite aos profissionais ampliar a sua visão de negócio, por meio de um jogo dinâmico com situações do cotidiano organizacional.
* Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Esse treinamento ensina os princípios de eficácia apresentados no livro de negócios de mesmo, de autoria de Stephen R.Covey. Ensina como equilibrar todos os aspectos da vida profissional e pessoal. Através desse trabalho, o participante tem a oportunidade de: realizar avaliações críticas de si e se tornar mais influente e respeitado; substituir o cansaço por altos níveis de satisfação pessoal e aumentar a autoconfiança, a produtividade e a qualidade no trabalho.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Kelly Marques
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Abaixo colocamos mais algumas dicas :