Carreira / Emprego - Os dez mandamentos do executivo
Com base em mais de 60 anos de observação fundamentada dos valores e
princípios de pessoas e de empresas, o psicólogo A. H. Fuerstenthal chegou a 10
preceitos que podem ser considerados os mandamentos do executivo.
Os valores anotados apresentam o seu contraponto, para efeito de comparação
entre o que as empresas apreciam versus o que definitivamente não apreciam na
índole e nas atitudes de um executivo em função de baixa, média ou alta
gerência.
1. Responsabilidade X Enganação
Executivo dotado de responsabilidade é o que assume compromisso por todo o
funcionamento de sua área, respondendo pelos acertos e pelos erros, incluindo
lucros e perdas. As empresas detestam o executivo que insiste em justificar
falhas.
2. Produtividade X Superficialidade
Executivo que alcança produtividade alta é aquele que analisa situações e
problemas e busca entender profundamente as questões que afetam os resultados de
determinados esforços. As empresas detestam o executivo que aceita aparências e
as soluções fáceis.
3. Iniciativa X Acomodação
Executivo com iniciativa é aquele que ousa iniciar atividades novas,
mostrando pioneirismo. As empresas detestam executivos que tenham resistência a
reformar, revolucionar, dinamizar.
4. Profissionalismo X Empirismo
Executivo com profissionalismo é aquele que baseia resoluções em
experiência, mas que alia isso ao conhecimento técnico e à lógica. O
profissional é também aquele que apela para a assistência de outras pessoas
quando necessário.
As empresas detestam executivos que fingem utilizar experiência, conhecimento
técnico e lógica quando eles não existem.
5. Experimentação X Dogmatismo
Executivo que lança mão da experimentação é aquele que assume o risco de
erros controlados, se for para quebrar preconceitos e hábitos maléficos
enraizados.
As empresas detestam executivos que ficam presos ao que consideram verdades
imutáveis, e não inovam por medo de errar.
6. Compreensão X Petulância
Executivo compreensivo é aquele que presta atenção a observações e opiniões
alheias, e as analisa com respeito e atenção, sem se importar com a graduação
hierárquica de quem ofereceu a sugestão. As empresas detestam executivos que
pensam saber tudo melhor que os outros.
7. Objetividade X Egocentrismo
Executivo objetivo é aquele que subordina o interesse pessoal ao
organizacional. Aquele que se considera apenas como "pedra" no jogo, valendo
pela função, não pelo status. As empresas detestam o executivo que só faz as
coisas para o próprio bem.
8. Autocontrole X Impetuosidade
Executivo controlado é aquele que tem paciência e não reage antes de
ponderar conseqüências e implicações. As empresas detestam o executivo que cede
a impulsos, porque em geral resultam em atitudes prejudiciais à empresa e ao
grupo.
9. Imparcialidade X Favoritismo
Executivo imparcial é aquele que consegue se manter frio e racional com
relação a pessoas, produtos, planos, expectativas. Aquele cujas preferências
devem ser apoiadas em dados concretos, nunca em sentimentos, desejabilidades ou
adivinhações. As empresas detestam o executivo que demonstra fraqueza, e que
decide sob o comando da emoção.
10. Confiança X Negativismo
Executivo confiante é aquele que tem como premissa acreditar na viabilidade
do empreendimento, e quem, mesmo em situações difíceis, sabe que o esforço vale
mais do que a crítica destrutiva. As empresas detestam o executivo que acha tudo
difícil, impraticável ou penoso.
|