Carreira / Emprego - Líder, saiba os cinco comportamentos que você NÃO deve ter
Ser comunicativo, ter um ótimo relacionamento interpessoal, saber ouvir, ser
agente de motivação e uma inspiração para os seus colaboradores. O perfil do
líder ideal já é conhecido. O que pouca gente sabe é o que um gestor não deve
ser.
Para chegar a essa resposta, o especialista em liderança, desenvolvimento humano
e performance organizacional , Alexandre Prates, ouviu 50 profissionais, entre
empresários, líderes, executivos e especialistas de mercado, em 15 estados
brasileiros, para detectar os cinco comportamentos que um líder não pode ter.
“Apesar de não ser muito agradável, o tema desse estudo é fundamental para a
análise crítica da liderança nas empresas e também para uma autoavaliação dos
comportamentos de cada um como líder”, disse Prates, por meio de nota.
O estudo identificou as seguintes características que um gestor não deve ter:
morosidade, dificuldade de construir relacionamentos, falta de comprometimento
com resultados, pensar pequeno e arrogância. Cada uma delas pode colocar em
risco a boa gestão e a carreira do líder.
Intolerável
Para Prates, ser lento em um mercado que está cada vez mais dinâmico é
intolerável. “A morosidade está ligada à falta de preparo cultural do líder”,
disse. “E, quando digo cultura, refiro-me à capacidade de buscar novas
informações. Quanto mais informações eu possuo, maior é a minha capacidade de
tomada de decisão”, disse.
O especialista ressalta que cabe ao líder agir na velocidade necessária para
direcionar a organização rumo às mudanças.
Outro aspecto importante para se construir uma liderança inspiradora é a
facilidade do gestor de construir relacionamentos. A ausência desse ponto é
intolerável, pois os líderes são os responsáveis pelo ambiente, nos quais as
pessoas se sintam bem para produzir mais.
Se o ambiente está pesado e, para muitos profissionais, até insuportável, grande
parte desse peso é de responsabilidade do gestor. “Ambientes saudáveis são
propícios para a construção de relacionamentos saudáveis. E, quando você tem um
ambiente no qual as pessoas queiram estar, provavelmente é lá que elas se
sentirão motivadas a permanecer e prosperar”, ressalta Prates.
Se além de deixar o ambiente desagradável, o líder ainda for daqueles que
“pensam pequeno”, pior, na avaliação do especialista. Para Prates, as empresas
querem gestores que ousem. “Um líder com desejo de ir além constrói equipes que
lutam por um propósito. Pensar grande é focar no presente, com o olhar para um
propósito maior”.
A falta de comprometimento com resultados é outro ponto intolerável, segundo
constatou o especialista. “O líder contemporâneo precisa pensar em resultados,
seja na sua atuação no campo ou na liderança de sua equipe”, disse Prates. “O
mundo corporativo sempre terá espaço para quem quiser realizar e fazer
acontecer. Naturalmente, descartará a passividade e o conformismo”.
O primeiro passo para a queda
Todas as características acima são pontos que podem destruir a gestão de
qualquer líder. Contudo, podem ser eliminadas com treinamento e foco. Mas existe
mais um comportamento que pode dar fim à carreira de qualquer líder e que não é
tão simples de se eliminar, a arrogância.
“É insuportável conviver com pessoas arrogantes em qualquer cenário da vida,
principalmente no mundo corporativo. A arrogância destrói a capacidade de
aprendizagem do ser humano, pois cria barreiras muitas vezes intransponíveis,
geradas pela crença de que tudo sei”, afirma Prates.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Camila F. de Mendonça
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