Carreira / Emprego - Conhece bem sua área? Não é suficiente para ocupar liderança
Imagine a situação de não ser escolhido para atuar como líder do próprio
departamento. No momento da seleção, ao invés de decidirem por você, que sabia
na "ponta da língua" como funcionava tudo, preferiram outra pessoa. "Nesse
momento, é comum o profissional não compreender a decisão da empresa", afirmou o
sócio-diretor da Steer Recursos Humanos, Ivan Witt.
Mas, nesse caso, o problema é exatamente saber tudo sobre o departamento em que
trabalha, mas deixar a desejar, quando o assunto é a empresa como um todo. Para
cargos de ponta, como gestão, gerência e diretoria, é claro que as companhias
preferem quem conhece mais do que o próprio setor. "O profissional que pretende
subir na carreira precisa desenvolver uma visão de 360º da empresa onde
trabalha".
Com relação a esse ponto, quem participou de programas de trainee sai na frente,
já que costumam ser estruturados para que os participantes tenham uma visão do
todo. Em determinados períodos de tempo, passam por um departamento da empresa,
até que encontrem aquele com o qual se identificam.
Visão corporativa Uma primeira dica para quem deseja desenvolver essa visão corporativa, de acordo
com Witt, é sempre questionar o líder mais próximo qual a relevância das
atividades desenvolvidas. Isso ajudará a compreender o papel do setor em que
atua. Veja abaixo outras maneiras de obter uma visão do todo:
- Procure descobrir o que as outras áreas fazem: em horário de
almoço ou em passagens por outras áreas, conheça os colegas e converse sobre
o que eles estão fazendo. É uma oportunidade de aumentar o networking e
coletar mais informações;
- Conheça as tendências: leia revistas e jornais de negócios,
internet e converse com superiores, para ter uma visão das tendências do
mercado dentro e fora da empresa em que atua;
- Saiba se seu salário é competitivo: o profissional consciente
sabe se sua remuneração é adequada e não reclama do quanto ganha. Por meio
de bons resultados, busca se superar a cada dia;
- Suba no "banquinho": tente enxergar além de suas atribuições,
atentar a todas as áreas da empresa e compreender a cadeia de valores, dos
fornecedores até o produto ou serviço final. Quem sabe mais vê mais longe e
entende o todo. Dessa forma, está mais preparado para ascender.
|