Qualquer blog poderia ganhar dinheiro? Não. De acordo com o especialista em
Internet e fundador do iBUSCAS, Eduardo Favaretto, existe uma "imensidão" de
blogs de vários tipos, desde diários, espaço para notícias, poemas ou debates a
páginas de empresas. Porém, ele aposta em um tipo, que tem mais chance de se
tornar rentável: o blog escrito por especialistas em um determinado assunto,
ainda que desconhecidos, e que escrevem a um nicho específico.
O especialista em Internet, no entanto, admite que monetizar um blog é tarefa
difícil. "O primeiro passo é ter um nicho, ou seja, atingir um grupo de pessoas
que se interessam pelo assunto em pauta e têm potencial para serem leitoras
assíduas. Por isso, recomendo que se for começar um blog, foque em um assunto
específico, principalmente naqueles que não saem na mídia", explica.
Paciência
Antes de ser rentável, o blog precisa ser um sucesso e, para tal, deve ter
no mínimo um ano de vida. "O número de leitores aumenta aos poucos. Caso o dono
do blog domine o assunto abordado em seus posts (como são chamados os textos),
após dois ou três anos, terá um público assíduo, que acessa o blog
freqüentemente, e ganhará credibilidade. Isso quer dizer que aquilo que for
escrito no blog será repetido País afora", explica.
A confiabilidade é resultado de todo um processo, que o blogueiro irá atingir
somente se gerar um conteúdo interessante e inédito. Reportar ou comentar
notícias que já foram veiculadas na mídia, por exemplo, não é garantia nenhuma
de sucesso. "O segredo é se diferenciar", explica Favaretto.
Ganhando dinheiro
Um dos mecanismos para lucrar com blogs é o post patrocinado, que não é
recomendado pelo especialista. "Após ganhar confiabilidade, o blog perde de
novo. O leitor entende o ato como um 'jabá' (uma opinião parcial e interesseira
que visa ao lucro). Sou a favor de outros artifícios. Por exemplo, a entrevista
patrocinada. Seria interessante publicar uma boa entrevista que, na mídia,
poderia ser vetada e ainda conseguir patrocínio para ela", analisa.
Outra forma é chamada de widget. "São códigos inseridos no blog que geram um
conteúdo adicional, com propaganda de livros ou sites de vendas, por exemplo.
Quando alguém clica e compra algo, é registrado que a venda teve origem no blog
e seu dono recebe uma comissão."
Além disso, o blogueiro pode deixar um pedido em seu site para que, quando o
leitor comprar de algum site, informar o código do blog e ganhar um desconto.
Mais um vez, é gerada uma comissão. Há ainda a ferramenta chamada de addsense,
que são anúncios tipo classificados em formato de links.
As hotwords, por sua vez, são palavras contextualizadas e vinculadas a outros
sites. É também possível instalar banners entre os posts. Por fim, há quem
consiga patrocínio para o blog, mas é um mecanismo mais difícil.