Carreira / Emprego - Administração de networking: tome cuidado para não ser desagradável
Ninguém mais duvida que uma boa rede de relacionamentos é fundamental para
uma carreira bem-sucedida. E muitos também já sabem que não basta conhecer
profissionais, é necessário entrar em contato de tempos em tempos com as
pessoas. Porém, qual é o limite na administração dessa rede?
"A gente tem que ser sutil. Hoje, fala-se muito em parceiros, e o perigo é
confundir com parceiro alguém com quem se tem uma mera relação comercial, o que,
geralmente, é o caso. Daí as pessoas começam a ligar muitas vezes, pedir
indicação e agir de forma exacerbada", explica o diretor comercial da Site
Express, Leandro Ceccato.
Contato
"Seu contato comercial não é seu amigo, porque não há intimidade. Portanto,
ficar ligando por ligar, apenas falar de si mesmo ou da empresa em que trabalha,
seja sobre um produto novo que foi lançado, ou uma mudança, não é indicado.
Quando for entrar em contato, tenha algo a oferecer. Por exemplo, pergunte se
aquele problema foi solucionado ou dê dicas sobre o mercado."
"Outro dia enviei a um investidor um torpedo com o link de uma matéria sobre uma
empresa que buscava investidores. Certamente, essa pessoa irá lembrar de mim",
exemplifica o diretor. "Mas dizer que vai dar uma passadinha na empresa dele
para tomar um cafezinho é uma coisa que pode incomodar, afinal tempo é artigo de
luxo hoje em dia."
Periodicidade
É importante entrar em contato, e esse contato não diz respeito ao simples
envio de uma newsletter. No entanto, Ceccato não recomenda fazer um contato em
períodos menores que dois meses a formadores de opinião de mercado.
Falando nisso, enviar cartões de Natal por e-mail às pessoas não soma nada, na
opinião dele. "São cartões impessoais, que geralmente são direcionados a todos
da lista. O melhor é mandar um cartão mais caro, via correio, para seus
principais relacionamentos."
O diretor da Site Express ainda dá outra dica: "Gerenciar as conversas
estabelecidas com seus relacionamentos é importante. Os profissionais,
principalmente aqueles que trabalham com vendas, devem ter um histórico
organizado dos e-mails enviados, das mensagens, cartas e dos encontros."
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