Quem não preza um ambiente de trabalho de amizade e companheirismo? É muito
mais fácil trabalhar com pessoas com as quais se tem afinidade do que sempre
bater de frente com um ou outro que você não se dá bem.
Além disso, quem nunca levou uma amizade de escritório para fora dele? Happy
hour às sextas-feiras, viagens de finais de semana... afinal, é com essas
pessoas que você passa boa parte do seu dia e é normal que o laço de amizade
ultrapasse as barreiras do horário comercial.
No entanto, é necessário bom senso para não misturar as coisas.
Amigos, amigos, negócios à parte
Poder contar com o colega de trabalho para seus problemas do dia-a-dia é
saudável, mas é importante saber separar as coisas.
Ter um superior como amigo fora do escritório não significa regalias durante o
expediente. Aquele seu amigo de fim de semana pode, e deve, chamar sua atenção
quando necessário e você, como bom profissional, não pode relaxar em suas
atividades simplesmente porque quem vai corrigi-las é seu amigo.
Quando o amigo vira colega de trabalho
O mesmo vale para a situação inversa. Imagine que o seu melhor amigo,
companheiro de festas e viagens, conquistou a tão sonhada vaga em sua empresa.
Com sua indicação ou não, ele passou por todo um processo e mostrou ter
capacidade para o cargo, portanto, sendo ele seu superior ou subordinado, a
amizade não pode interferir no dia-a-dia.
Se seu amigo chegar para fazer parte da equipe que você lidera, deixe claro para
os outros membros a função dele e explique suas atribuições. As cobranças e a
forma de relacionamento devem ser as mesmas, sem fazer diferença com os outros
funcionários.
É natural que vocês tenham um contato diferente, conversas extra-trabalho, mas o
ideal seria deixar esse bate-papo para a hora do almoço ou para o trajeto de
volta para casa.
Atitude parecida deve ser adotada quando seu amigo entra na empresa como seu
chefe. Não espere tratamento diferenciado nem aceite regalias. Caso você esteja
há mais tempo na casa, pode ajudar o novo "supervisor", dando dicas sobre os
processos da companhia e as formas de trabalho. Mas evite falar de colegas. Com
certeza, o RH da empresa se encarregará de tudo e você não ficará com a fama de
"fofoqueiro".
Saiba separar
Independentemente da situação, o importante é saber separar. Não deixe que
os problemas do escritório interfiram na amizade. Não é porque hoje, durante o
expediente, o seu chefe/amigo deu aquela bronca sobre o relatório mensal que
estava atrasado que à noite, na tradicional pizza da semana, você tratará de
forma diferente seu amigo/chefe.
Evite falar de trabalho nas horas de folga. Não é fácil, mas é importante saber
dosar o que deve ou não ser dito nesses momentos.
A partir do momento em que as relações de trabalho e pessoais passarem a
atrapalhar e entrar em conflito, é melhor rever o que é mais importante para
você: seu emprego ou a amizade de tantos anos. Pense nisso!