Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Como manter a saúde financeira na terceira idade? 

Data: 11/09/2008

 
 
Muitas vezes responsáveis pelo orçamento da casa, com o que recebem da aposentadoria, eles sustentam filhos e netos. Por isso, é importante atentar à saúde financeira no período chamado de "melhor idade".

"A melhor idade não recebeu este apelido de graça. É a idade da liberdade, da aposentadoria, e para quem soube se preparar, é a idade do poder: do poder de realizar sonhos", afirmou o professor de administração da Faculdade Módulo, Cláudio Carvajal.

Mesmo nesta idade, as dicas continuam sendo as mesmas, em relação ao orçamento: fugir do cheque especial, dos juros do cartão de crédito e de empréstimos que comprometem o orçamento. "Ou seja, é preciso quitar seus débitos antes de consumir alguma coisa. Se as contas estão em dia, então a prioridade é a qualidade de vida".

Gastos na terceira idade
Segundo especialistas, o que se observa é que as pessoas conseguem viver, depois de parar de trabalhar e com a idade já avançada, com 60% ou 70% da renda que obtinham antes. Esses gastos, por sua vez, tendem a aumentar com o passar do tempo.

De acordo com o gerente da área de consultoria da Mercer, Evandro Oliveira, a necessidade de renda muda ao longo dos anos, durante a terceira idade. "Começam altas, se reduzem e voltam a crescer nos últimos anos de vida", quando a pessoa se torna mais dependente.

Em alguns casos, as pessoas se aposentam antes mesmo do que planejam, mesmo porque adoecem. É por isto que se faz extremamente importante um plano de saúde. "É um assunto muito sensível este. Se a pessoa não tiver uma maneira de pagá-lo, gastará muito mais", afirma Oliveira.

Remédios e o orçamento
É quando ficamos mais velhos que sentimos os reflexos dos hábitos que adotamos durante a vida. Em muitos casos, são dores e doenças que precisam ser remediadas e este é um grande gasto da terceira idade. Mas, quando o assunto é o orçamento, o consumidor tem que "suar a camisa", já que precisa pesquisar valores.

De acordo com dados do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), a diferença dos preços entre remédios genéricos chega a 202,46%.

De acordo com o consultor financeiro Marcos Crivelaro, uma alternativa para economizar é a Farmácia Popular, programa que oferece, atualmente, 107 medicamentos até 90% mais baratos para tratamento de doenças com maior incidência no País (hipertensão, diabetes e outros). Para conseguir o remédio, basta apresentar receita médica da rede pública ou particular.

Ainda existe o programa Farmácia Dose Certa, que oferece medicamentos como analgésicos e antiinflamatórios. "Para receber o medicamento, basta ter receita emitida por unidade pública de saúde, dentro do prazo de validade e com prescrição do princípio ativo do medicamento", diz Crivelaro.

Necessidade de investimento
Sobre investimentos na terceira idade, o professor de Administração da Faculdade Módulo afirma que a preocupação de quem ter o orçamento em dia passa a ser outra: primeiro vem a qualidade de vida e depois a intensão em acumular e manter o patrimônio.

"Na hora de aplicar o dinheiro, escolha opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa", afirmou Carvajal. Em relação à renda variável, ele afirmou que deve estar em uma proporção de até 30% dos investimentos de uma pessoa na terceira idade.

"Agora, se o seu gerente de banco lhe oferecer produtos como planos de capitalização ou previdência para resgatar daqui a 20 ou 30 anos, desconfie se ele realmente é seu amigo".

Orçamento em dia
Veja, abaixo, algumas dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:
  • faça seu planejamento financeiro - Quanto você tem de receita e despesa mês a mês no futuro? Inclua todas essas informações no seu orçamento;
     
  • estabeleça um valor máximo para gastar e que não atrapalhe seu orçamento;
     
  • pesquise muito antes de consumir, pois há grandes diferenças de preço e excelentes promoções entre os comerciantes;
     
  • negocie um bom desconto para pagamento à vista (sem estourar o orçamento);
     
  • evite pagar juros. Como há muita competição entre os comerciantes, existem várias opções de parcelamento sem juros:
     
  • se não tiver como evitar o financiamento com juros, compare as taxas e o prazo, para encontrar a melhor opção. Cuidado com as facilidades de empréstimos em folha de pagamento. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade;


 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Infomoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :