Carreira / Emprego - Bons e ruins: veja como os líderes costumam agir em reuniões
Ele é o primeiro a falar, coloca questões construtivas aos outros membros da
empresa e realmente pensa que a opinião dos colaboradores tem importância na
tomada de decisão. Segundo a psicóloga norte-americana Sharon Livingston,
fundadora da consultoria Livingston Group, é assim que age o bom líder em
reuniões.
Em um grupo não produtivo, por sua vez, ele se comporta de maneira negativa e é
resistente a mudanças. Faz objeções às perguntas, responde o que não foi
perguntado e tenta apenas reforçar o próprio ponto de vista. Ele argumenta a
todo o momento, é competitivo e quer apenas ter controle do grupo. Assim se
coloca o líder ruim em reuniões.
Um líder positivo pode ser bastante alegre, enquanto um profissional mal
humorado que está à frente de um grupo pode afetar a equipe de maneira negativa.
"A tensão do líder afeta o humor e as atitudes de outras pessoas do grupo",
disse Sharon em artigo no site da consultoria.
Comum a todos
Os líderes, em geral, costumam sentar de costas para a parede, para que tenham
visão de tudo o que está acontecendo no ambiente, como observar quem chegou
atrasado ou está conversando durante a exposição de outros colegas.
Ele ainda prefere ficar na ponta da mesa, para mirar os olhos de quem está
falando. De acordo com a psicóloga, ele se senta com os braços cruzados, como
quem estivesse se protegendo, e com um ar de superioridade na face, como quem
deve colocar ordem na reunião.
Além disso, sua função é conduzir a reunião, então sempre começa a falar e é
quem diz basta: o encontro já terminou. Os assuntos devem ser abordados por ele.
Reunião eficiente
Independentemente do líder que está conduzindo a reunião, existem maneiras de
ela se tornar mais eficiente. Veja as dicas do presidente da empresa
especializada em gestão de tempo e produtividade Tríade do Tempo, Christian
Barbosa:
- Convoque as pessoas certas e coloque no papel os tópicos a serem
discutidos;
- Seja breve, o que significa evitar reuniões de duas horas. Se
necessário, faça pausas de 15 minutos;
- Dê tempo para se preparar. O ideal é que a convocação seja feita com
dois dias de antecedência;
- Estabeleça próximos passos.
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