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Consumidor - Vantagens e riscos ao consumidor 

Data: 17/12/2008

 
 

Os cartões de crédito possuem algumas vantagens ao consumidor, mas não é difícil entrar em problemas financeiros devido a sua má utilização, como por exemplo, não cumprir a regra fundamental que é pagar o saldo todos os meses para não acumular para o mês seguinte e, nestes casos, começar a pagar juros sobre o volume não quitado na fatura.

“Se o consumidor utilizar corretamente o cartão de crédito, poderá retirar alguns benefícios, como o cash-back (devolução de dinheiro), milhas de vôo e outros presentes que o incentivam a utilizar o cartão nas mais variadas operações de pagamento”, diz o economista Fernando Henrique de Oliveira.

Na opinião dele, se pelo contrário o consumidor utilizar o cartão de crédito incorretamente, “vai acabar com dívidas até ao pescoço, criando assim um problema grave para as suas finanças pessoais. Nestes casos não há regalias ou benefícios que compensem o fato de estar endividado”.

Para evitar dissabores com a aquisição do cartão, ele recomenda ler sempre os contratos (mesmo os que têm letras pequeninas) antes de assinar qualquer produto financeiro, porque existem cláusulas que se podem tornar muito prejudiciais para si se não estiver bem informado do que poderá acontecer em caso de descumprimento.

Um exemplo disso é a taxa de juros aplicada quando deixa de pagar a dívida no prazo definido e todas as agravantes que começam a aparecer quanto mais tempo passa até fazer o pagamento.

Outra dica é não usar mais do que 30% do limite de crédito que o consumidor tem à sua disposição, mesmo que pague sempre o saldo no final de cada mês.

O consumidor deve estar atento a todos os detalhes do cartão de crédito. “As empresas que fornecem serviços de cartões de crédito têm muitas formas de abordar o mercado. Uns oferecem taxas de juro mais baixas, outros oferecem serviços adicionais ou outros benefícios. Porém, é preciso estar principalmente com a atenção voltada aos termos que aparecem nas letras minúsculas que vêm nos contratos. São esses termos que definem a relação do consumidor com a instituição financeira e não apenas os termos que ele viu na publicidade”.

Os cartões são emitidos por um banco ou uma administradora, de acordo com as condições de crédito disponíveis para cada perfil de consumidor, que pode ser uma pessoa física ou jurídica. (MM)



 
Referência: diariodecuiaba.com.br
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