Negócios / Empreendedorismo - Executivos: conheça os riscos de tomar decisões sem todos os dados necessários
Ler jornais, navegar na internet e ter acesso a pesquisas recém-lançadas.
Todas essas atitudes garantem que os executivos se mantenham informados sobre as
novidades do setor em que atuam. Mesmo assim, a maioria deles não sente possuir
dados suficientes para tomadas de decisão.
Isso é o que mostra pesquisa da empresa de fornecimento de soluções Business
Objects, realizada com 154 executivos globais de nível C (CEOs, CFOs, CIOs e
outros): 90% deles acreditam não possuir todas as informações necessárias para
fechar um negócio. De qualquer jeito, eles devem agir e, por isso, correm
riscos.
Perigo!
A realidade é muito mais séria do que se imagina. "Atirar no escuro" é
perigoso, quando se fala de uma economia globalizada em que a concorrência é
mundial e bastante acirrada. Um erro de uma empresa pode fazer com que ela perca
credibilidade. Conseqüentemente, quem perde prestígio são as pessoas que
trabalham nela e deveriam fazer as coisas funcionarem bem.
Além de colocar em risco a empresa, o profissional ainda pode perder o posto que
ocupa no mercado de trabalho, levando no currículo uma experiência negativa. Em
uma possível seleção depois de demitido por tomar uma decisão errada, nunca
minta o motivo da dispensa. Fale apenas que partiu para uma decisão e que estava
incoerente.
O levantamento aponta ainda que, como resultado da falta de informação, mais da
metade dos executivos tem medo de tomar decisões equivocadas. Outros 25%
acreditam que o corpo gerencial da empresa, freqüentemente ou sempre, entende as
decisões tomadas de forma errada. Por isso, pense bastante antes de fechar um
negócio sem ter em mãos aquilo do que acredita precisar.
Intuição
A maioria dos entrevistados ainda disse que, nas empresas em que atuam, a
tomada de decisões ocorre constantemente de forma informal e subjetiva, apesar
de oito em cada dez executivos indicarem que o fator dado é o mais importante
para fechar os negócios.
"O fato é que os executivos que tomam decisões na empresa não estão conseguindo
os dados que eles querem e valorizam e estão sendo forçados a tomarem decisões
por instinto", afirmou John Schwarz, CEO da Business Objects.
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