Gerar os resultados esperados pela empresa e ter um bom relacionamento com os
colegas de trabalho são necessários para não perder o emprego. Pelo menos é o
que indica uma pesquisa da Catho intitulada "A contratação, a demissão e a
carreira dos profissionais brasileiros", realizada entre março e junho de 2007,
com 12.122 profissionais de todo o País, entre os quais 42% são executivos com
poder de decisão.
De acordo com o levantamento, a maioria das demissões ocorre por conta da
ausência de resultados (19,24%). Em segundo lugar, aparece a incompetência
técnica (13,60%) e, depois, o fato de o profissional não se relacionar bem com
os demais colaboradores (13,34%).
Já a falta de dinamismo apareceu na quarta posição, com 10,49%, e o fato do
profissional ser fraco na supervisão de pessoas ficou em quinto lugar,
contabilizando 9,64%. Quem não possui um bom relacionamento com o chefe corre
perigo, uma vez que 4,36% das demissões são causadas por isso. Por fim, atrasos
e faltas freqüentes somam 7,21% dos desligamentos, superando aqueles motivados
pela desonestidade (6,32%).
Mercado
Na avaliação do diretor-geral da Catho Online e responsável pela pesquisa,
Adriano Arruda, os dados refletem a realidade do mercado. "Todos os
profissionais são avaliados por desempenho e performance, ou seja, pelos
resultados que trazem às empresas. Quem não gera resultados corre muito perigo
de perder o emprego, especialmente porque a oferta de mão-de-obra competente e
qualificada disponível no mercado hoje é muito grande", conclui.