Identificar os recursos ideais para se manter a harmonia e a produtividade
de uma equipe nem sempre é tarefa fácil. Conheça algumas dicas, de Alberto
Brisola, sobre como identificar a necessidade de trabalho em equipe, entender
normas e valores, entre outros
1- Identificação da necessidade do trabalho em equipe: É importante
questionar a validade de se trabalhar em equipe, seja por uma questão de
performance, exigência do mercado ou mesmo necessidade interna do grupo.
2- Construindo valores: O líder da equipe, bem como seus participantes
devem se dedicar a construção de valores e praticá-los para que o grupo assuma
determinadas atitudes desejadas.
3- Entendendo as normas e regras: Todos devem conhecer plenamente
quais são as normas, regras e valores da equipe para atuar de forma adequada e
esperada, ainda que o grupo se renove.
4- Quando a equipe compete: Conhecer com quais equipes se está
competindo e estabelecer estratégias de superação do competidor.
5- Seleção da equipe e renovação: Definição das características
adequadas para a composição do grupo, análise permanente sobre a avaliação da
performance das pessoas e da equipe e renovação do grupo quando se fizer
necessário.
6- Identificação e desenvolvimento de líderes: Identificação dos
profissionais com as características mais apropriadas para liderar o grupo e
promover seu desenvolvimento.
7- Desenvolvimento contínuo: Seja através de treinamentos, seja via
experiências que permitam o aprendizado de novas técnicas, conceitos e
metodologias que permitam as pessoas do grupo a desenvolverem novas habilidades.
8- Motivação da equipe: Conciliar interesses da empresa e do grupo,
com as aspirações individuais.
9- Estabelecimento de estratégias: O grupo deve estar envolvido em
pensar seu futuro, suas metas e avaliar seus resultados para estar comprometido
com os desafios.
10- Avaliando o grupo e os resultados: A avaliação de performance do
grupo e dos resultados permite que se possa corrigir o andamento das ações e
manter a chama da motivação sempre latente.