No ambiente corporativo, são muitas as situações que levam os
profissionais a pedirem ajuda aos colegas. Entre os motivos mais comuns, estão o
excesso de trabalho, a proximidade com o prazo de entrega, ser novo na empresa e
ter dificuldade em determinados assuntos.
Indiferentemente das razões, ajudar o colega é sinal de que existe trabalho em
equipe na empresa. É o que explica a diretora da Projeto RH, consultoria
especializada em Gestão de Pessoas, Teresa Gama.
“Hoje, as equipes estão muito enxutas e com um volume muito grande de trabalho.
Ajudar o colega é muito valorizado dentro das empresas, mas é necessário que
tenha uma medida”, esclarece.
A mesma opinião é compartilhada pela headhunter da De Bernt Entschev, Ariadne
Tomczak. Para a especialista, é fundamental que a pessoa ajude sem prejudicar o
seu trabalho. “Tudo que é feito em exagero é prejudicial”, diz.
Como ajudar
Segundo Ariadne, nestas situações, o profissional, em vez de resolver o
“problema” do outro, deve incentivar o desenvolvimento do colega, isso significa
ensinar como fazer, dar dicas e apontar o caminho para chegar ao resultado.
Teresa acrescenta ainda que muitas vezes não é necessário fazer a atividade para
o colega: por ser uma pessoa que está de fora da situação, o profissional pode
enxergar algo que o outro não vê.
Caso o profissional não tenha tempo no momento para ajudar o colega, ele deve
falar naturalmente sobre isso, expondo a sua situação e explicando que pode
ajudar em outra hora.
Se o profissional perceber que o colega está mal intencionado e abusa da boa
vontade do outro, Ariadne afirma que a pessoa tem de colocar um limite. “Fica
muito fácil quando as pessoas transferem a responsabilidade para o outro. É
importante estabelecer um limite”, declara.
Papel do gestor
Em relação ao papel do líder, Teresa afirma que ele tem de estar atento e
acompanhar de perto o trabalho de sua equipe. Segundo a especialista, é
importante incentivar o profissional que apresenta dificuldade em trabalhar em
conjunto, além de dar feedback para a pessoa que está sendo prejudicada por
ajudar demais. “O foco é o trabalho. É importante pensar no trabalho da equipe”,
finaliza.