O Sr. Asdrúbal Matrimônio, proprietário da
gráfica Casamentos & Casórios Ltda., especializada em convites de casamento
com dobras e cortes especiais, oferecia um serviço altamente requintado e
personalizado. Sua maior divulgação era o boca-a-boca, ou seja, os clientes
satisfeitos indicavam a gráfica Casa- mentos & Casórios para seus amigos e
parentes.
Com o objetivo de aumentar o volume de
produção, Sr. Asdrúbal Matrimônio resolveu ampliar a divulgação. Por sua
própria conta e risco, reservou meia página do jornal de circulação nacional
de maior tiragem pelo período de cinco dias. Pediu ao seu sobrinho Juninho
Lapiseira, que cursava uma escola de computação gráfica, que fizesse
um anúncio “joínha” para enviar ao jornal. Juninho Lapiseira, garoto de
traço firme, não poupou capricho para pintar, em grande estilo, uma linda
catedral no meio de um bosque formado por uma majestosa vegetação no alto de
uma montanha, com uma belíssima visão panorâmica, em um lindo dia de céu
azul e sol intenso, que foi precedida do título: “Se o seu futuro passa por
aqui, ligue para encomendar o seu convite”. A expectativa era que todos
entendes- sem que, passar por aqui se referia ao caminho do altar para a
união eterna. O anúncio era assinado simplesmente com o telefone da gráfica.
O Sr. Asdrúbal,
tio coruja, achou fantástica a criatividade de Juninho. Todos os “pombinhos”
que pretendessem se casar certamente ligariam para a gráfica.
A partir do dia da veiculação, a gráfica
Casamentos e Casórios passou a receber telefonemas de todo o país. Eram
pessoas pedindo convite para visitar a belíssima catedral anunciada no
jornal.
1. experiência no
atendimento a pequenas empresas. Certifiquese que a agência de
propaganda tem. Essa história não tem um final triste. Apesar de amargar o
prejuízo com a veiculação dispersiva e a comunicação equivocada, o Sr.
Asdrúbal descobriu que, sem a ajuda de uma agência de propaganda, é muito
arrisca do iniciar qualquer processo de divulgação ou ação de marketing. Ao
contrário do que muita gente pensa, agência de propaganda não é uma
atividade elitista que atende apenas grandes empresas
2. Perceba se a
agência está sendo minuciosa na coleta de informações. Para fazer
um bom anúncio, ela precisa conhecer bem a sua empresa. Portanto, a
pergunta que que fazemos é a seguinte:
O anúncio feito pela
agência está adequado e vai atingir os meus objetivos?
Existem também, e em número crescente,
pequenas agências para atender às necessidades das micro e pequenas
empresas.
A tabela da página seguinte vai ajudá-lo a
avaliar os anúncios produzidos por sua agência de propaganda ou bureau de
comunicação.
3. Evite a tentação
de aprovar o anúncio pela beleza. Priorize a eficiência. As dicas
contidas na tabela aplicam-se antes da veiculação do anúncio e após a sua
veiculação, quando é feita a avaliação do retorno sobre o investimento. É
bem simples fazer a avaliação. Com o anúncio em mãos, antes de ser
publicado, leia com bastante atenção cada questão, fazer a comparação
imediata e dar a nota (para cada pergunta nota de1 a 10).
4. Analise os
anúncios da sua concorrência, principalmente aqueles que detêm uma maior
fatia de mercado. É importante ainda que a nota seja dada sem
nenhuma dúvida.
5. Na análise dos
anúncios dos concorrentes, você terá uma boa oportunidade para ajustar os
seus produtos e serviços.
NA TABELA DE AVALIAÇÃO : DE UMA NOTA de 1
a 10 (COMPARAÇÃO IMEDIATA)
1 - O ANÚNCIO ESTÁ DIRIGIDO AO PÚBLICO
CERTO? - Coloquei o anúncio no jornal certo? Na rádio certa? Na TV
certa?
- Será que não seria melhor fazer folheto juntamente com carro de som? Não
adianta fazer um bom anúncio se não estiver no veículo certo, para falar com
o público certo. Se não falar com o público certo, com certeza, não vai dar
o resultado esperado.
2 - O ANÚNCIO É FIEL AOS OBJETIVOS
PROPOSTOS? - Qual é o objetivo do anúncio? É um anúncio de venda?
- Ou é um anúncio apenas para vender a imagem da empresa ou do produto? Se
isto não estiver claro, transparente, o cliente ficará com dúvida. E cliente
com dúvida não compra.
3 - SEU APELO DE VENDA É CORRETO E
CRIATIVO?
- Apelo de venda é aquela frase forte, ou aquela oferta irrecusável que
fará com que o cliente compre?
- Este seu anúncio tem esta frase ou esta oferta?
4 - O CLIENTE SE IDENTIFICA DE FORMA
FAVORÁVEL AO APELO UTILIZADO?
- A frase ou a oferta que está no seu anúncio faz com que o cliente
corra para comprar?
5 - O ANÚNCIO É VISUALMENTE FÁCIL DE LER?
- Os elementos: título, fotos, ilustrações, textos etc., estão dispostos
de forma a respeitar a orientação visual de leitura?
6 - A MENSAGEM É CLARA E CONVINCENTE?
- Está sendo usada uma linguagem que o cliente entende?
- Você tem certeza de que o cliente entende o que está escrito?
7 - O PRODUTO E A MARCA ESTÃO VISUALMENTE
EM DESTAQUE?
- O anúncio mostra o produto? Mostra a marca do produto?
8 - VALORIZA E DESTACA OS BENEFÍCIOS DO
PRODUTO? Imagine o cliente com uma PLACA BEM GRANDE NAS MÃOS perguntando
para você:
- O QUE É QUE EU GANHO COM ISSO?
- Seu anúncio consegue responder esta pergunta?
9 - TRANSMITE CREDIBILIDADE?
- O que está escrito e demonstrado através de fotos e ilustrações é
verdadeiro?
- Você consegue perceber se o seu cliente confia no que está escrito?
10 - ESTÃO SENDO UTILIZADOS REFERÊNCIAS
TESTEMUNHAIS, PRESTÍGIO DO PRODUTO?
- Você colocou no anúncio testemunhos de clientes satisfeitos?
- Você colocou pelo menos algumas pessoas ou empresas conhecidas que são
seus clientes?
- Você colocou no seu anúncio que seu produto foi aprovado ou certificado
por algum órgão público ou instituição de renome nacional ou internacional?
11 - PROMOVE O DESEJO DE COMPRAR?
- Faz o cliente sentir vontade de comprar?
12 - É SOLICITADA AÇÃO IMEDIATA?
- O anúncio estimula o cliente a procurar o produto?
- Tem desconto para quem comprar dentro de 1 dia/1 semana?
- O anúncio enfatiza a quantidade pequena em estoque?
13 - TEM PERSONALIDADE DISTINTA QUE O
DESTAQUE DA CONCORRÊNCIA?
- O anúncio destaca aquilo que o seu produto tem que o concorrente não
tem?
14 - A LINGUAGEM DO ANÚNCIO ESTÁ DE
ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO VEÍCULO/MÍDIA UTILIZADA?
- Cada veículo/mídia tem o seu padrão de anúncio?
- A sua agência levou isso em consideração?
- O anúncio da rádio foi feito dentro dos padrões de rádio? O anúncio da TV
foi feito dentro dos padrões de TV? O anúncio do jornal foi feito dentro dos
padrões de jornal?
15 - O ANÚNCIO DEIXA DÚVIDAS OU PONTOS
OBSCUROS?
- Quando você leu o anúncio feito pela agência, você entendeu por
completo a mensagem?
- Você tem certeza de que o cliente também entenderá o anúncio?
16 - O TEXTO É LONGO E NÃO DIZ NADA? OU É
CURTO E OMISSO?
- O texto está no tamanho certo, nem muito longo, nem muito curto?
17 - O TÍTULO INDUZ A LEITURA DO TEXTO?
- O titulo do anúncio provoca no leitor uma vontade de: QUERO SABER MAIS
sobre o produto?
18 - O CLIENTE É CAPAZ DE VIVER SUA
OFERTA?
- Aquela frase forte, aquela oferta irrecusável faz com que o cliente
compre?
19 - A MENSAGEM ESTÁ REALMENTE DIRIGIDA
AO CLIENTE?
- Você tem certeza de que o cliente entendeu a sua mensagem?
20 - AS ILUSTRAÇÕES/FOTOS DEMONSTRAM O
PRODUTO EM SITUAÇÃO DE USO?
- Põe o cliente diante do produto e o faz se sentir usando, desfrutando
do produto?
TOTAL DE PONTOS: 170 A 200 PONTOS: EXCELENTE
ANÚNCIO / 120 A 160 PONTOS: BOM ANÚNCIO / 70 A 110 PONTOS – ANÚNCIO REGULAR
(RECOMENDA-SE REVER O ANÚNCIO) / ABAIXO DE 60 PONTOS: FAÇA OUTRO ANÚNCIO.
6. Uma andorinha
sozinha não faz verão. A freqüência da veiculação é muito
importante. Fazendo uma boa divulgação elas captarão um maior número de
clientes e intensificarão os seus negócios. Siga as recomendações desse
"Como Fazer" para analisar se o seu anúncio está adequado, com
boas chances de retorno, e feche bons negócios.