Como estratégias de marketing podem resguardar a confiança do mercado e levar
ao sucesso
Já foi o tempo em que grandes marcas vendiam por si só e dominavam o
mercado. A alta competitividade, a globalização e o aumento considerável das
ofertas de produtos e serviços contribuíram grandemente para essa mudança de
paradigma, afetando todos os setores da economia, mundialmente.
Pesquisas apontam que a tendência do consumidor vem mudando nos últimos
anos, sendo cada vez mais motivada pela inovação (testar o novo), estilo de
vida ou necessidade de compra, de acordo com sexo, idade, condição social e
a área geográfica onde vive.
Por conta disso, temos investido cada vez mais em pesquisas de mercado, CRM´s,
call centers e ações de vendas e de marketing de relacionamento visando
gerar novos negócios e aumentar nossas carteiras de clientes. Assegurando,
dessa forma, nossa sobrevivência.
Afinal, ir onde o cliente está é uma boa estratégia, mas saber o que ele
precisa e está disposto a comprar é fundamental. Ser arrojado e sair à
frente da concorrência com ofertas de serviços e produtos diferenciados e
inovadores vão atrair e garantir a expectativa e interessa de compra do
mercado.
Nessa mesma linha, visando a sobrevivência de produtos, serviços e marcas no
mercado, algumas vezes temos que adequar nossas ações de marketing e vendas
com a realidade do mercado, essas ações repaginadas podem virar totalmente o
jogo. Afinal, nós já aprendemos que estratégias devem ser feitas a lápis!
Mas apesar de muitos alcançarem o sucesso nos seus objetivos, acabam, muitas
vezes, esbarrando-se em um novo desafio: a pós-venda. Isso acontece por
vários motivos, desde a completa falta de estratégia até situações que
acabam fugindo ao nosso controle, como quando dependemos de fornecedores ou
outros meios terceirizados. A demanda (não atendida) pós-venda abala
fortemente nossa marca e confiabilidade no mercado.
Vejamos, as reclamaçõtes mais recorrentes aos órgãos de proteção ao
consumidor baseiam-se na entrega incorreta do produto ou serviço adquiridos
e na falta ou inépcia de atendimento adequado e rápida solução dos casos.
Esses pequenos litígios geram grande ônus aos fornecedores e,
conseqüentemente, a insatisfação e perda do cliente.
Alguns casos, porém, não chegam nem a concretizar-se em vendas, são
atropelados no meio do caminho, mas também, causam estragos à marca. Isso
acontece, por exemplo, quando lançamos campanhas de marketing e não
mensuramos sua penetração de mercado, dessa forma deixamos de atender a
demanda de expectativa quanto ao atendimento, entrega do produto ou serviço,
gerando insatisfação e desconfiança em nossas ações futuras e deixando
espaço aberto para a entrada da concorrência.
A resposta a tudo isso não é simples, nem única. Óbvio. Desde sempre, existe
no mercado literaturas variadas, cursos de especialização, consultorias e
outras fórmulas mágicas que prometem resolver a questão. Muitas vezes
alcançam bom resultado assim como demandam altos investimentos.
Porém, apesar de todos os tropeços, acertos e desacertos, vale sempre
lembrar que para que uma estratégia seja bem sucedida, um item é
fundamental: bom senso. Sempre. Afinal, manter a relação de confiança com
clientes, muitas vezes, pode ser mais complicado do que conquistá-lo.
Marcya Machado é diretora geral da MMC Marketing Midia Comunicação.