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Negócios / Empreendedorismo - Conhecimento: investimento com retorno 

Data: 17/09/2007

 
 

Quando uma empresa se destaca por oferecer serviços de qualidade que atendem às expectativas e às necessidades do mercado, a concorrência logo deduz que essa organização provavelmente conta com uma equipe motivada e preparada tecnicamente. Mas por que algumas companhias que atuam no mesmo setor e que possuem estruturas semelhantes tornam-se tão diferenciadas? A resposta pode estar numa alternativa: a disseminação do conhecimento.

Foi com a filosofia de acreditar e de apostar na gestão do conhecimento (GC), que a ConsCiência Consultoria & Sistemas - uma empresa localizada em Botucatu, a 240 km de São Paulo, resolveu criar grupos de estudos quem estão contribuindo para o crescimento dos colaboradores.

Voltada para o desenvolvimento de soluções ligadas à automação de Tecnologia da Informação e à Gestão de Negócios, a organização vem destinando 5% de todo o faturamento para nessa iniciativa. "A proposta de criar uma área destinada à gestão do conhecimento veio da alta direção da empresa há pouco mais de seis meses, quando começamos a perceber que a verdadeira vantagem competitiva que tínhamos estava no capital intelectual de nossos colaboradores", comenta responsável pela área, Paula Tirapelli.

A partir daquele momento, ela explica, a empresa iniciou um investimento em tempo e dinheiro para fazer com que a gestão do conhecimento pudesse ser compartilhada e disseminada por todos os funcionários. O primeiro passo da organização foi superar obstáculos que incluíam: fazer com que as pessoas, em todos os níveis, reconhecessem o valor do conhecimento para o sucesso do negócio; criar um ambiente onde os colaboradores se sentissem motivados para aprender e compartilhar, e por fim, elaborar um canal para disponibilizar, localizar, medir e evoluir, de maneira organizada, as informações obtidas.

"A partir de palestras, reuniões e vídeos começamos a instruir nosso pessoal para o real papel que tínhamos frente a uma empresa de consultoria em TI. Era preciso que todos assimilassem a idéia de que nosso produto principal era o conhecimento e precisávamos não só tê-lo disseminado e compartilhado por todos da organização, mas principalmente necessitávamos tê-lo disponível no momento exato para dar suporte às nossas tomadas de decisão", relembra Paula Tirapelli.

Com as metas definidas, a empresa adquiriu material didático (livros, assinaturas de revistas, apostilas, fitas de vídeo etc); manteve um profissional em tempo integral para a condução de todo o processo; investiu em cursos de aperfeiçoamento, de especialização e de extensão; e incentivou a participação dos colaboradores em congressos e feiras. Hoje a consultoria orgulhasse em afirmar que todos os seus 33 colaboradores são beneficiados por essas iniciativas.

Segundo a responsável pela área, os grupos de estudos são formados, em média, por oito integrantes de uma mesma área, que se reúnem uma vez por semana, durante aproximadamente uma hora antes ou após o expediente. No início do processo, Paula Tirapelli ficava responsável pela condução dos trabalhos, uma vez que os participantes ainda não estavam integrados e nem se sentiam totalmente à vontade para realizarem as atividades. "Hoje, felizmente contamos com a realidade de grupos de alta performance, onde todos os integrantes têm condições para conduzir as reuniões e principalmente, conseguimos uma situação em que o próprio grupo se dirige", complementa.

Ao término de cada encontro, os participantes entram em um consenso a respeito do próximo tema que será visto, elegem a pessoa que estará conduzindo a futura reunião e se comprometem a buscar conhecimento sobre o assunto que a ser estudado. Tirapelli comenta ainda que uma pessoa é escolhida aleatoriamente para ser responsável pela elaboração de uma ata, onde são descritos os nomes dos participantes, o tema abordado e as principais características daquele encontro. Essas informações são disponibilizadas através da Intranet da empresa e desta maneira, todos os colaboradores passam a tomar conhecimento do que foi visto e também do que será analisado posteriormente.

"Meu papel como gestora do conhecimento é estar atenta para colaborar e identificar os pontos falhos. Se percebo que a comunicação interna de um dos departamentos está com problemas, indico material, sites e aconselho o grupo de estudo daquele departamento a abordar o assunto. Também procuramos, sempre que possível, realizar dinâmicas de grupo, passeios ciclísticos, confraternizações, coffee-breaks, sessões de vídeo e campanhas sociais no intuito de integrar a equipe ao máximo e facilitar a assimilação dos conhecimentos obtidos", resume a responsável pela área em GC.

Dentre os assuntos abordados pelos grupos de estudos, estão: técnicas de motivação, 5S e qualidade total, administração do tempo, estudo de parcerias, organização e métodos, postura profissional, formação de consultores, estudo de mercado, atendimento ao cliente, entre outros.

Avaliação e resultados - Para avaliar o processo de gestão do conhecimento, a própria gerência da empresa eventualmente participa dos encontros e se faz presente nas atividades que são realizadas paralelamente. Quando questionada sobre os resultados obtidos por esse processo de disseminação do conhecimento, Paula Tirapelli diz: "Sempre ressaltamos que todo o conhecimento obtido em nossos projetos pertence ao colaborador e não à empresa. Por esse motivo, acredito que nossos colaboradores tenham aceitado tão bem nossa iniciativa.

Quando eles se propõem a ficar uma hora a mais na empresa ou chegam uma hora mais cedo, eles realmente vêem isso como um benefício ao seu upgrade intelectual, uma forma da empresa ajudá-los a se tornarem preparados e com maior conhecimento e cultura empresarial", destaca.

No entanto, ela salienta que nem só de rosas o processo foi formado, pois também surgiram dificuldades como, por exemplo, algumas pessoas que se mostraram resistentes às mudanças tiveram que ser influenciadas pelo sucesso dos seus colegas, para poderem aceitar e apostar nessa iniciativa; certos departamentos tiveram ritmos de assimilação diferentes; houve período de incertezas quanto à continuidade dos grupos e momentos de ascensão e de queda da motivação dos participantes.

"Sabemos que esta iniciativa é uma realidade não muito praticada, principalmente nas empresas de pequeno porte como a nossa e temos a consciência de que estes meses foram apenas um período de semeio de uma plantação que há de dar muitos frutos", finaliza a responsável pela área de GC.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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