Vendas - Ampliando a base de clientes e recuperando os inativos
É muito provável que após uma análise de inatividade efetuada a partir de um
mapeamento geográfico, a empresa identifique inúmeras cidades que apresentam um
número elevado de clientes inativos e entrando na faixa de inatividade, ou mesmo
cidades inteiras que deixaram de comprar seus produtos.
Esse tipo de visão se obtém a partir do momento em que a empresa resolve não
mais terceirizar sua área comercial, delegando a responsabilidade dos resultados
de vendas aos seus representantes comerciais e toma para si a responsabilidade
de planejar e gerenciar resultados a partir de uma estrutura comercial
inteligente, que conte com técnicas e recursos humanos de primeira linha.
O fato é que, em determinado momento, a empresa toma consciência de suas perdas
junto ao mercado e resolve agir.
Esse é um momento mágico. Uma oportunidade cinco estrelas, que surge a partir da
conscientização de seus dirigentes de que algo pode e precisa ser feito para
ampliar sua participação junto ao mercado.
Bem trabalhado, o otimismo que esse momento traz contagia toda a organização,
abrindo novos horizontes a todos aqueles que dela faz parte.
Esse momento, normalmente ocorre em função da contratação de uma consultoria ou
de um especialista que traga para dentro da empresa uma nova visão, não viciada
no dia-a-dia operacional da área comercial.
É um processo de oxigenação, necessário que ocorra de tempos em tempos na
empresa e que bem aproveitado, é capaz de criar e difundir um tal grau de
otimismo que envolve até os mais céticos.
As ações a serem tomadas para criar esse momento devem ser orientadas por um
líder de projeto (consultoria ou especialista) que não esteja comprometido com o
dia-a-dia operacional da área comercial.
Esse homem, com o aval, o apoio e a participação da direção da empresa,
conduzirá o processo com a missão de abrir novos horizontes, trazer uma nova
visão e sobretudo transmitir aos futuros componentes do grupo, que se integrarão
ao processo (gerentes e representantes) a credibilidade necessária.
As ações são as que seguem:
1 - Trabalhe as informações existentes nos sistemas informatizados de sua
empresa. Em grande parte das empresas essas informações ainda estão em sua fase
embrionária, na forma de dados. Esses dados devem ser trabalhados e
transformados em informações que possam ser utilizadas para o planejamento e o
gerenciamento das vendas. Exemplos práticos de como trabalhar os dados dos
sistemas informatizados da empresa transformando-os em informações podem ser
encontrados em
www.gerenciadordevendas.com.br
2 - A partir dessas informações distribua os seus clientes em ativos,
inativos e entrando na faixa de inatividade por cidades.
3 - Até esse ponto sua empresa tem um mapeamento geográfico do
comportamento das vendas. Sabe onde ganhou e onde perdeu mercado. O próximo
passo será identificar os fatores críticos que a levaram a perder clientes em
cada uma das cidades e desenhar uma nova estratégia comercial para cada região.
4 - Desenvolva um questionário a ser preenchido pelos seus representantes
com o objetivo de identificar as razões que levaram cada um dos clientes à
inatividade. Bem elaborado esse questionário dará uma visão clara dos fatores
críticos regionais (em cada uma das cidades) bem como a participação de seus
concorrentes em cada uma das regiões.
5 - Via-de-regra os fatores críticos que levam à inatividade podem ser
classificados em: preço, qualidade, atendimento de venda e pós-venda e logística
de distribuição.
6 - É nesse momento que dois grupos de ações devem ser tomadas
simultaneamente para a recuperação dos inativos e conquistas de novos clientes.
Ações de curto prazo que darão sustentabilidade financeira à empresa e ações de
médio e longo prazo que corrigirão os fatores críticos identificados, tornando-a
mais competitiva.
Ações de curto prazo
Sua empresa trabalhou durante anos junto ao mercado e provavelmente foram
identificados um número elevado de clientes inativos ou que estão entrando na
faixa de inatividade.
Abra canais diretos de comunicação e de comercialização de sua empresa com o
mercado amenizando a dependência existente do corpo de representantes para a
realização de vendas. Isso lhe trará resultados imediatos financeiros para
sustentar as ações de médio e longo prazo.
É fundamental que isso seja feito, pois nenhum planejamento a médio e longo
prazo é capaz de resistir a falta de recursos financeiros imediatos, o que acaba
frustrando todas as demais ações por mais consistentes que sejam.
Ações de médio e longo prazo
Com base nos fatores críticos identificados segue-se o Planejamento Estratégico.
Sua empresa deverá definir políticas regionais, adequar custos, prazos de
entrega, qualidade e atendimento de venda e pós-venda.
São ações a médio e longo prazo, que envolverão as áreas Industrial, Financeira,
Comercial e Logística.
Dicas para se obter bons resultados com o processo:
1 - Promova a integração de todos os seus colaboradores no processo. Isso
os fará se sentir parte integrante do processo e aumentará a motivação dos
mesmos.
2 - Crie forças tarefas e grupos de trabalho, delegue responsabilidades.
3 - Fique atento para que o Planejamento das Ações de Médio e Longo prazo
não sufoquem as ações práticas de resultados imediatos.
Referência:
gerenciadordevendas.com.br
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