Se você é daqueles profissionais que pensam que a organização em que trabalha
está cuidando do desenvolvimento de sua carreira, ou se acredita que existem
empresas de recolocação para gerenciar esta carreira, caso precise se
reposicionar no mercado algum dia, aqui vai uma “má notícia”, sua carreira corre
sérios riscos, pois a única “instituição” capaz de gerenciar de maneira adequada
seu futuro profissional é você mesmo.
A boa notícia: sempre é possível aprender a cuidar da própria carreira. Seja
você um universitário, se preparando para entrar no mercado de trabalho, um
profissional que acabou de perder o emprego ou mesmo se estiver trabalhando em
uma boa empresa. Em todos estes casos, são necessárias três coisas: visão de
mercado, conhecer as tendências futuras e preparação.
Visão de mercadoO ponto de partida para qualquer plano de gestão de
carreira é um profundo estudo de mercado, analisando o contexto profissional em
que está inserido. Busque informações na internet, em revistas especializadas,
com colegas de trabalho, em universidades e na literatura em geral. É preciso
responder as seguintes perguntas:
- Que empresas poderiam contratar seus serviços?
- Que clientes poderiam se interessar por suas habilidades?
- Quem são os profissionais que disputam com você uma vaga no mercado de
trabalho?
- Quais são as habilidades que empresas e clientes precisam nos
profissionais de sua área?
- Que nichos de mercado é possível explorar com suas atuais competências?
- O seu c está em ascensão, estagnado ou em declínio?
- Como está sua preparação para competir neste mercado?
Tendências futurasAs principais estratégias de gestão e marketing
pessoal, hoje em dia, precisam analisar profundamente as tendências futuras. O
mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e as necessidades e demandas dos
clientes tornaram-se mais complexas e personalizadas. Também a internet e as
novas tecnologias desempenham papel fundamental nos costumes e na tendência de
consumo dos clientes. Procure responder as seguintes perguntas:
- Examinando as tendências de mercado em sua área de especialização,
descubra o seguinte: existe algum grupo de cliente em particular, crescendo
nesta área?
- O que você pode fazer para identificar estes novos grupos de clientes e
se adaptar, para atendê-los?
- Quais são as áreas pouco atendidas ou produtos e serviços que faltam ser
oferecidos em sua área de especialização?
- Como será o seu mercado em 2, 5 ou 10 anos?
Preparação – avaliação e treinamentoAgora começa a fase de preparação.
Baseado no estudo de mercado e nas tendências futuras elabore uma matriz de
competências pessoais, e faça uma avaliação de suas condições atuais,
descobrindo quais são suas necessidades de crescimento pessoal e profissional,
para tornar-se um profissional competitivo. Relacione as 7 competências mais
importantes para sua área de atuação, e responda o questionário abaixo, dê
notas de 1 a 10, como no exemplo a seguir:
COMPETÊNCIAS |
SITUAÇÃO ATUAL |
DESEJADA |
Liderança |
( ) |
( ) |
Estabilidade emocional |
( ) |
( ) |
Relacionamento Interpessoal |
( ) |
( ) |
Trabalho em equipe |
( ) |
( ) |
Conhecimentos Técnicos |
( ) |
( ) |
Auto-Motivação |
( ) |
( ) |
Formação profissional |
( ) |
( ) |
Após esta avaliação, desenvolva um plano para adequar-se ao mercado. Busque o
desenvolvimento como autodidata, e também participe de treinamentos específicos
em cada área mencionada. Se for o caso, planeje a complementação de sua formação
através de estudo de língua estrangeira e pós-graduação.
Paixão e ParceriaPara que a gestão de sua carreira fique
realmente completa é preciso ainda refletir sobre dois aspectos essenciais:
Paixão - O primeiro é ter certeza de que a área em que
trabalha é realmente aquela que você gosta de verdade. Todo profissional, para
ser bem sucedido, precisa da energia vital da motivação, e esta motivação vem
naturalmente quando trabalhamos com algo que gostamos de verdade. É necessário
ter paixão por sua profissão caso contrario, seria melhor escolher outra
profissão para se dedicar.
Parcerias – é preciso investir em sua networking. Construa
uma rede de relacionamentos, pessoal e profissional, com pessoas que possam
ajudar-lo no progresso de sua carreira.
O planejamento é fundamental em todo plano que se queira realizar com
sucesso, portanto invista em seu projeto de vida, pessoal e profissional, ele
necessita que você planeje cuidadosamente cada passo, trace objetivos, e execute
as etapa com o mesmo cuidado que faria para realizar o projeto mais importante
de sua vida. A gestão de sua carreira é este projeto.